Aprenda como divulgar a clínica nas redes sociais

A publicidade passou por uma grande transformação com o surgimento das redes sociais. Com elas, ficou fácil para o empreendedor divulgar seu serviço e interagir com seus clientes. E para as clínicas médicas a ideia é a mesma.

Entretanto, publicidade para saúde requer cuidado, pois qualquer deslize pode ferir o código de ética e manchar o nome da empresa. Portanto, para não cometer erros e potencializar o sucesso do seu negócio, continue a leitura e confira algumas dicas sobre como divulgar a clínica nas redes sociais.

Benefícios de investir na estratégia

Uma das principais vantagens é o baixo custo. Afinal de contas, não é preciso pagar nada para criar uma página no Facebook ou no Instagram, embora seja possível investir para alavancar a divulgação.

Além disso, o público tem acesso facilitado às informações da empresa, como horário de funcionamento, preços e serviços disponíveis. Isso cria mais oportunidades de negócios, já que clientes em potencial descobrem que você oferece o serviço do qual eles precisam.

Dicas de como divulgar a clínica nas redes sociais

Pode parecer fácil, mas criar um ambiente virtual para empresas requer alguns cuidados essenciais. Por isso, siga nossas dicas e otimize sua divulgação online.

Publique pautas interessantes

Não adianta criar conteúdo apenas para movimentar a página. O ideal é que ele seja relevante para os leitores. Algumas sugestões interessantes para todo tipo de público são dicas de alimentação, vida saudável e explicação sobre doenças. Vale ressaltar: sempre baseie as postagens em dados e evidências.

Interaja com o público

Responder comentários, fazer enquetes e sorteios são práticas que aumentam o engajamento do público. As redes sociais são canais de comunicação abertos, o que cria mais oportunidades de interação — por exemplo, sua clínica pode marcar consultas via Facebook Messenger ou WhatsApp.

Tenha uma identidade própria

Use imagens de alta resolução e com cores semelhantes, para criar o estilo da sua clínica. Além disso, lembre-se: é impossível agradar a todos. Por isso, conheça seu público, pense nos problemas que ele enfrenta e como você vai apresentar a solução ideal. Assim, você garante que usará a linguagem e o tom adequados.

Tenha frequência de publicação

É preciso ter consistência para postar, de modo que a página não fique saturada ou que os leitores fiquem esperando. Existem programas que oferecem métricas sobre os dias e horários com mais tráfego em cada rede. Aproveite para divulgar novidades, como quando adquirir um aparelho novo ou oferecer novos serviços.

Diferença entre mídia orgânica e mídia paga

Quando estiver traçando sua estratégia de divulgação da clínica nas redes, é importante ter em mente a diferença entre mídia orgânica e mídia paga.

Quando as pessoas chegam ao seu conteúdo por meio de pesquisa, curtem e comentam por estarem engajados, e têm interesse genuíno, isso é chamado de mídia orgânica. Por sua vez, quando há um investimento que visa aumentar o alcance da empresa, por meio de anúncios que dão mais evidência e aumentam a exposição, fala-se em mídia paga.

Tipos de conteúdo mais indicados para cada rede social

Tão importante quanto escolher as redes sociais mais adequadas é manter o foco em dois ou três formatos de publicações, de acordo com seu serviço, público e conteúdo.

O Facebook é a porta de entrada da sua clínica. Você pode colocar dados, endereço e usar como um canal de comunicação mais rápido com seus clientes. Os posts devem convidar o leitor a conhecer o site ou blog da clínica. Lá, é ideal ter conteúdo mais longo, com dicas mais específicas e maior volume de postagem.

Para o Instagram, o conteúdo visual é o mais indicado — fotos e vídeos. Já o WhatsApp é direcionado ao contato, então, evite postagens invasivas e indesejadas para que as pessoas não bloqueiem você.

A atenção do usuário nas redes é cada vez mais concorrida. Para ter sucesso ao divulgar sua clínica nas redes sociais, é preciso seguir boas práticas e ser consistente nas postagens. Além disso, é essencial saber o conteúdo adequado para cada tipo de mídia, para não perder a oportunidade de adquirir novos clientes.

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