Conheça quais são as especializações na área de fisioterapia

Conheça quais são as especializações na área de fisioterapia

  • 31 de janeiro de 2017
  • por

Os fisioterapeutas atuam na prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e lesões que dizem respeito aos movimentos e funcionamento do corpo humano. Nessa profissão, há diversas possibilidades de especializações na área de fisioterapia.

Com o aumento de popularidade, a carreira é bastante concorrida atualmente. Os fisioterapeutas recém-formados ou já consolidados, então, almejam a independência financeira, a abertura do próprio consultório e a atuação como referência no mercado. Para tanto, buscam se aperfeiçoar para obter maiores chances de ascender profissionalmente.

O ramo é bastante extenso e os fisioterapeutas contam com uma longa lista de especializações disponíveis do mercado. Veja, a seguir, algumas especializações na área de fisioterapia em que você pode atuar.

Por que fazer uma pós-graduação?

Antes de explorar quais são as possibilidades de carreira, é muito importante entender o papel da formação. Qualquer fisioterapeuta precisa passar por uma graduação autorizada pelos órgãos competentes para aprender todas as técnicas necessárias. Com a teoria e a prática, há a consolidação do conhecimento e a oportunidade de atuação.

Entre as especializações na área de fisioterapia, vale a mesma coisa. Uma pós-graduação oferece o fortalecimento do entendimento e permite que você compreenda, exatamente, quais são as características e especificidades de cada abordagem.

O cuidado garante, em primeiro lugar, a legalidade de atuação. Além disso, oferece mais segurança para o profissional e para os pacientes.

Quais são as principais especializações na área de fisioterapia?

Para conseguir se especializar, recorrer a uma pós-graduação é a melhor saída. Com conceitos e práticas, você saberá como proceder e terá a chance de desempenhar a função.

Para que isso seja possível, no entanto, é fundamental escolher a opção certa. A seguir, veja quais são as alternativas mais conhecidas.

Intervenção em Neuropediatria

Voltada para a abordagem infantil, é um viés que faz avaliação e tratamento de recém-nascidos a crianças de até dois anos de idade que se encontram em situações de risco.

Atuam com patologias, como microcefalia, ou com nascimentos prematuros, para que possam ter um desenvolvimento funcional e cognitivo adequado. Também é uma abordagem que visa a cuidar de disfunções já existentes, em busca de mais qualidade de vida.

Fisioterapia Pélvica

Atuante na prevenção e reabilitação de disfunções relacionadas à musculatura da região pélvica, lombar e abdominal, é ideal para diversas condições e idades. A fisioterapia pélvica pode levar à reabilitação das funções sem que haja a necessidade de intervenção cirúrgica.

O profissional age em quadros de enfraquecimento do assoalho pélvico, como na gravidez ou na menopausa. Também pode ajudar o paciente após cirurgias ou procedimentos, além de identificar e tratar problemas específicos.

Fisioterapia Gerontológica

A abordagem voltada para a terceira idade capacita os profissionais que atuam junto à população idosa. O foco está na prevenção, no cuidado e na identificação de riscos para minimizar efeitos do processo de envelhecimento.

Profissionais do ramo trabalham, também, com deficiências já instaladas mediante a administração de condutas fisioterapêuticas. Isso é determinante para aumentar a qualidade de vida e o bem-estar da pessoa idosa.

Acupuntura

Considerada uma terapia alternativa, a acupuntura é uma técnica que tem recebido cada vez mais adeptos. O procedimento estimula o próprio organismo a melhorar seu funcionamento por meio da aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo.

Embora não substitua completamente uma atuação clínica tradicional, é um jeito de estimular o corpo a funcionar da maneira ideal. Além da pós-graduação, há a possibilidade de fazer cursos certificados.

Fisioterapia Respiratória

Para melhorar a função respiratória, há a especialidade referente a esse sistema. Graças a ela, é possível remover secreções brônquicas por meio de técnicas manuais ou com auxílio de aparelhos específicos.

É ideal tanto para pacientes com condições crônicas quanto para quem tem asma ou bronquite, bem como para os que sofreram grandes traumas. Com o uso dos equipamentos e das técnicas adequadas, há uma recuperação da função respiratória.

Fisioterapia Desportiva

Atualmente, é uma das especializações na área de fisioterapia que mais ganham espaço no mercado. A fisioterapia desportiva prepara os fisioterapeutas para atuarem com atletas e praticantes de atividade física com técnicas de prevenção, tratamento e recuperação de lesões no processo de reabilitação desse grupo de pacientes.

O profissional deve ficar especialmente atento às novidades de tecnologia, tanto para prevenir quanto para acelerar a recuperação de lesões.

Fisioterapia na Reeducação Postural (RPG)

Em um cenário em que as pessoas não têm o comportamento postural adequado, essa é uma das mais necessárias especializações na área de fisioterapia.

Inclui o uso de técnicas manuais para a correção e o tratamento de patologias na postura do paciente por meio de alongamentos, trabalho da respiração e fortalecimento corporal do indivíduo.

Fisioterapia Neurofuncional

Focada no cérebro, a especialidade envolve o estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos. Por meio de exercícios que promovem a restauração de funções, como coordenação motora, força, equilíbrio, eliminação de tonturas ou zumbidos entre outros.

Em alguns casos, a atuação é multidisciplinar, como ao contar com a ajuda de um neurologista para conduzir o caso.

Fisioterapia Orofacial

Voltada para o tratamento e restabelecimento de disfunções da articulação temporomandibular, a fisioterapia orofacial inclui técnicas específicas para aliviar dores na face, cabeça e região oral e cervical.

Dependendo do caso, também ajuda no funcionamento adequado de certas estruturas, especialmente após uma cirurgia de reconstrução ou depois de um trauma.

Fisioterapia Dermato Funcional

Habilita fisioterapeutas a atuarem no tratamento de distúrbios físico-funcionais dermatológicos, músculos esqueléticos e endócrinos metabólicos que afetam de forma direta ou indireta a pele.

A abordagem de um fisioterapeuta dermato funcional inclui a reabilitação das funções faciais e o tratamento das respostas enviadas pelo sistema humano.

Quiropraxia

Capacita o profissional de fisioterapia a restabelecer a mobilidade articular e suas respectivas funções, reestruturando o corpo.

Tem foco como o tratamento de patologias como hérnias de disco e algias de coluna, mas também mobiliza articulações de quase todos os tecidos miofaciais e neurais.

Fisioterapia em Terapia Intensiva

Essa especialização une diversos conhecimentos, já que são muitos os motivos que levam alguém ao setor de UTI. Nesse caso, o profissional fica responsável por identificar e tratar condições de pessoas acamadas nesse estado.

Além de ajudar a reduzir sequelas, é possível evitar complicações do quadro. O profissional pode realizar atividades referentes à circulação, à respiração, a grupos musculares e assim por diante.

Como escolher?

Como há muitas e diversas opções, a escolha tem a ver com uma questão de interesse profissional e aptidão. Considere qual ramo traz a abordagem nos casos em que você prefere trabalhar. Se a intenção é cuidar de populações vulneráveis, as especializações pediátricas e de geriatria são as ideais, por exemplo.

Também vale considerar a demanda do mercado, bem como entender qual é a escolha que viabiliza o crescimento profissional da maneira desejada.

Fundamentados os conceitos de algumas especializações na área de fisioterapia, fica mais fácil decidir qual caminho quer seguir. Lembre-se: o mercado espera por profissionais que busquem o seu autodesenvolvimento o tempo todo. Portanto, invista na sua carreira e busque conhecimento, em primeiro lugar.

Gostou de saber mais sobre as especializações na área de fisioterapia? Restou alguma dúvida? Deixe um comentário!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Ad
Ad
Ad
Ad

A Miotec

Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

Conecte-se

Instagram

No posts available!