Conheça quais são as especializações na área de fisioterapia

Os profissionais de fisioterapia atuam na prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e lesões que dizem respeito aos movimentos e funcionamento do corpo humano especializações na área de fisioterapia.

Hoje, a carreira é bastante concorrida, e os fisioterapeutas recém-formados ou já consolidados na área, na perspectiva de conseguir independência financeira, abrirem seu próprio consultório e tornarem-se referência no mercado, buscam se aperfeiçoar para obterem maiores chances de ascender profissionalmente.

O ramo é bastante extenso e os fisioterapeutas contam com uma infinidade de especializações disponíveis do mercado. Veja, a seguir, algumas especializações na área de fisioterapia em que você pode atuar!

Intervenção em Neuropediatria

Avaliação e tratamento de recém-nascidos a crianças de até dois anos de idade que se encontram em situações de risco. Atuam com patologias como microcefalia ou nascimentos prematuros, para que possam ter um desenvolvimento funcional e cognitivo adequado.

Fisioterapia Pélvica

Especialidade que atua na prevenção e reabilitação de disfunções relacionadas à musculatura da região pélvica, lombar e abdominal sem a necessidade de intervenção cirúrgica.

Saúde da Pessoa Idosa (Fisioterapia Gerontológica)

Capacita os profissionais que atuam junto à população idosa, focando a prevenção, cuidado e identificação de riscos para minimizar efeitos do processo de envelhecimento. Atuam também em deficiências já instaladas mediante a administração de condutas fisioterapêuticas.

Acupuntura

Procedimento que estimula o próprio organismo a melhorar seu funcionamento por meio da técnica de aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo.

Fisioterapia Respiratória

Visa melhorar a função respiratória, removendo secreções brônquicas por meio de técnicas manuais ou com auxílio de aparelhos específicos.

Fisioterapia Desportiva

Atualmente, é uma das especializações na área de fisioterapia que mais ganham espaço no mercado. A fisioterapia desportiva prepara os fisioterapeutas para atuarem com atletas e praticantes de atividade física com técnicas de prevenção, tratamento e recuperação de lesões no processo de reabilitação desse grupo de pacientes.

Fisioterapia na Reeducação Postural (RPG)

Uso de técnicas manuais fisioterápicas para correção e tratamento de patologias na postura do paciente por meio de alongamentos, trabalho da respiração e fortalecimento corporal do indivíduo.

Fisioterapia Neurofuncional

Visa o estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos. Por meio de exercícios que promovem a restauração de funções, como coordenação motora, força, equilíbrio, tonteiras ou zumbidos, dentre outros.

Fisioterapia Orofacial

Atua no tratamento e restabelecimento de disfunções da articulação temporomandibular, por meio de técnicas específicas para aliviar dores na face, região oral, cabeça e região cervical.

Fisioterapia Dermato Funcional

Habilita fisioterapeutas a atuarem no tratamento de distúrbios físico-funcionais dermatológicos, músculos esqueléticos e endócrinos metabólicos que afetam de forma direta ou indireta a pele, reabilitando as funções faciais e tratando respostas enviadas pelo sistema humano.

Quiropraxia

Capacita o profissional de fisioterapia a restabelecer a mobilidade articular e suas respectivas funções, reestruturando o corpo. Tem foco como principal o tratamento de patologias como hérnias de disco e algias de coluna, mas também mobiliza articulações de quase todos os tecidos miofaciais e neurais.

Fundamentados os conceitos de algumas especializações na área de fisioterapia, ficou mais fácil para você decidir qual área quer seguir. Lembre-se: o mercado espera por profissionais que busquem o seu autodesenvolvimento o tempo todo. Portanto, invista na sua carreira e busque conhecimento em primeiro lugar.

Gostou de saber mais sobre as especializações na área de fisioterapia? Restou alguma dúvida? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"