Conecte-se

    [/vt_socials]
    Você sabe como escolher o melhor equipamento de eletromiografia?

    Você sabe como escolher o melhor equipamento de eletromiografia?

    Toda clínica de fisioterapia que deseja se destacar no seu segmento precisa investir em tecnologia para garantir o sucesso dos seus objetivos. Nesse sentido, podemos mencionar a importância do equipamento de eletromiografia, pois ele é capaz de fornecer ao profissional informações muito importantes a respeito do estado clínico do paciente.

    Com isso, a recuperação se torna mais ágil e eficaz, tendo em vista que será possível tratar a lesão do paciente de maneira precisa e adequada. Dessa forma, a sua clínica consegue ganhar o destaque pela eficácia nos resultados.

    Mas, antes de investir nessa tecnologia, é preciso saber escolher o melhor equipamento de eletromiografia. Quer saber como fazer isso? Nós mostramos para você. Continue a leitura deste artigo e confira nossas informações!

    Entenda o que é um equipamento de eletromiografia e para que ele serve

    O eletromiógrafo é um sistema de aquisição de dados que é ligado a um sensor, responsável por captar o sinal elétrico que o músculo gera ao fazer a contração. Ele capta esse pequeno sinal e o amplifica na ordem de microvolts.

    Para que não haja a influência do ruído externo e eletromagnético do ambiente, esse sensor tem uma série de filtros. Nesse momento, o sinal muscular é transmitido para o computador para ser analisado e avaliado.

    Existem versões com fio e outras versões sem fio (wireless). A tecnologia sem fio conta com um receptor ligado ao computador que se comunica com o equipamento que estará próximo ao paciente. Isso faz com que o profissional oriente o paciente a fazer movimentos mais complexos do que os permitidos pelos eletromiógrafos plugados ao computador via cabo USB.

    Cheque as informações que o eletromiógrafo capta e quais os diagnósticos ele pode gerar para o paciente

    Como o eletromiógrafo é um sistema de aquisição de dados, ele permite utilizar tanto o sensor de eletromiografia quanto alguns sensores acessórios, os quais são usados para selecionar alguns momentos de captura ou para cruzar os dados com a informação muscular.

    Com esse equipamento é possível avaliar o nível de ativação elétrica do músculo, comparar quando o músculo era sadio e como está quando ocorre a lesão ou, até mesmo, fazer uma comparação entre como a lesão chegou ao profissional até a sua recuperação, para perceber a evolução do tratamento.

    O equipamento consegue também separar a musculatura lesionada das musculaturas acessórias, para evitar a ativação demasiada de outras musculaturas durante o tratamento.

    Verifique se o equipamento é utilizado em algum tratamento específico ou apenas para detectar o diagnóstico

    O equipamento de eletromiografia é usado para avaliação muscular em termos de seleção do tipo de fibra e lesão, também serve para o tratamento de muitas disfunções musculares, acompanhar a reabilitação e quantificar a evolução.

    Para ampliar a sua performance, ele oferece sensores acessórios, por exemplo, de força e de pressão que conseguem monitorar o efeito que o músculo está causando.

    Conheça as vantagens desse equipamento para os profissionais

    A eletromiografia é uma técnica que está diretamente ligada à atividade elétrica do músculo, mas ela pode ser usada como biofeedback para um tratamento. Nesse momento, você pode utilizar a força, pressão ou qualquer outro parâmetro fisiológico que possa ser sentido.

    Geralmente, o eletromiógrafo é mais usado por profissionais com formação básica em fisioterapia e fisiologia. Nesse sentido, os fisioterapeutas usam no tratamento de lesão e, também, na reabilitação do assoalho pélvico, como em casos de incontinência urinária e fecal. Para esses usos, existem sensores e eletrodos próprios para essa aplicação, pois é uma área de difícil acesso do corpo.

    Os fonoaudiólogos usam o equipamento de eletromiografia na reabilitação orofacial e os dentistas trabalham rigidez ou falta de força na região da mandíbula.

    Conheça os diferenciais do equipamento de eletromiografia

    Tem duas questões que diferenciam bastante os equipamentos de eletromiografia: a tecnologia e a portabilidade, pois um equipamento ligado por fios não é tão portátil quanto o sem fio.

    No entanto, existe uma versão do New Miotool que também usa o USB. Embora essa portabilidade não seja uma exclusividade, a resolução é bem diferente. Normalmente os eletromiógrafos possuem resolução de 14 ou 16 bits.  A resolução do equipamento tem relação direta com a qualidade do sinal. Funciona semelhante a comparação da imagens de televisões Full HD. Quanto maior a resolução do equipamento, melhor o sinal. 

    Outra característica importante de um eletromiógrafo é a taxa de amostragem.  A taxa de amostragem ou a frequência de disparo da musculatura está entre 20Hz e 500Hz, ou seja, para que seja possível analisar as frequências de disparo de 500HZ, é necessário no mínimo que o equipamento permita captar 1000HZ de taxa de amostragem (lei de nyquist). Os eletromiógrafos da Miotec Miotool e New Miotool possuem taxa de amostragem de 2000 amostras por segundo por canal para garantir que nenhum evento muscular será perdido pela instrumentação. 

    Adquira o equipamento que mais se adapta às necessidades dos seus pacientes

    Durante a escolha, é preciso levar em consideração um ponto fundamental: as necessidades dos seus pacientes. Se o público que você atende é focado no tratamento de uma musculatura, é possível usar um equipamento com menos resolução, como o Miotool — a menos que você queira também mobilidade que é proporcionada pelo New Miotool.

    Se o equipamento pode ficar preso ao computador e a musculatura é muito específica, o Miotool atende perfeitamente. Agora, se você precisa de mobilidade, o ideal é adquirir o New Miotool, pois só ele oferece essa funcionalidade.

    Além disso, se você atende uma gama muito grande de pacientes com variedades de lesões, o New Miotool é a melhor opção, pois ele oferece uma maior resolução que é de 16 bits.

    Levando todos esses critérios em consideração, é possível fazer a escolha certa do equipamento de eletromiografia, pois você sabe exatamente o que ele é e para que serve. Dessa forma, é possível ser ainda mais criterioso na seleção e adquirir o melhor para a sua clínica, sem se preocupar com equipamentos de baixa qualidade e que só vão proporcionar estresse.

    Quer ter acesso a um equipamento de eletromiografia seguro e de qualidade? Então, solicite um orçamento para saber o que temos a lhe oferecer. Você não vai se arrepender!

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

    Ad
    Ad
    Ad
    Ad

    A Miotec

    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

    Conecte-se

    Instagram

    No posts available!
    ×