Conecte-se

    [/vt_socials]
    Análise Biomecânica: Qual é o papel da eletromiografia de superfície?

    Análise Biomecânica: Qual é o papel da eletromiografia de superfície?

    • 19 de julho de 2019
    • por

    Oferecer uma reabilitação eficaz e duradoura para o paciente é uma ação fundamental para ganhar a confiança dele e se estabilizar no mercado como um profissional de referência. Mais do que isso, torna-se muito gratificante para o profissional ver os resultados sendo alcançados com muita eficiência e agilidade, pois isso mostra que todo esforço envolvido no tratamento não foi em vão.

    Um dos fatores principais que tem possibilitado esse cenário é a tecnologia, a qual vem se inovando dia após dia e tem ajudado as pessoas a alcançarem melhores resultados na sua reabilitação.

    Neste artigo, o mestre em Educação Física, André Albuquerque, foi convidado a nos contar como foi a sua experiência ao aplicar a eletromiografia de superfície e análise biomecânica na sua rotina profissional. Vamos ver como foi a experiência dele? Acompanhe!

    Funcionamento da eletromiografia de superfície

    Considerada uma das principais técnicas da atualidade, a eletromiografia de superfície consegue captar o sinal elétrico do músculo com o intuito de aferir a atividade muscular. Nesse momento, o profissional deve fazer uso do eletromiógrafo para desempenhar essa técnica.

    Dessa forma, é possível analisar o relaxamento e a contração de um músculo. Sendo assim, o equipamento pode ser usado tanto para realizar avaliações quanto para ajudar no tratamento de lesões.

    Suponhamos que o profissional queira avaliar um agachamento. Para isso, ele precisa colocar a eletromiografia e os eletrodos no glúteo, nos quadris, nos quadríceps, na panturrilha, para identificar, por exemplo, a diferença entre o agachamento em cima de uma base instável e uma estável.

    O que é o eletromiógrafo?

    eletromiógrafo é um equipamento que analisa o sinal elétrico do músculo. Temos o nome: eletro-mio-grafo, mio significa músculo. Sendo assim, o equipamento disponibiliza um gráfico do sinal elétrico do músculo.

    Se o músculo está relaxado, o sinal é pequeno, mas, se o músculo está contraído e mais intenso for o exercício, maior será o sinal elétrico.

    André coloca um eletrodo no glúteo para avaliar o agachamento no smith ou em outra máquina, com o intuito de observar qual delas dará uma maior ativação no glúteo.

    Faz dois anos que esse equipamento é usado pelo mestre em Educação Física, o qual está muito satisfeito, pois o eletromiógrafo tem ajudado demais em suas pesquisas e aulas principalmente na análise de exercícios.

    Atuação da eletromiografia de superfície na análise biomecânica

    Conforme já mencionado, a eletromiografia é responsável por fazer uma análise do potencial elétrico dos músculos. O uso da eletromiografia de superfície na análise biomecânica depende do objetivo do profissional, que pode ser:

    • a avaliação da coordenação intramuscular;

    • a melhora da cooperação dos músculos que ajudam o paciente a se movimentar;

    • análise da frequência muscular;

    • a determinação dos tipos de fibras que predominam no paciente etc.

    Nesse momento, é possível comparar a ativação de um músculo em relação a outro, observando a fadiga muscular e o tempo de sustentação de determinada musculatura.

    Sendo assim, a biomecânica analisará as funções dos sistemas biológicos, como ligamentos, cartilagem, tendões, entre outros fatores que têm grande influência na performance do paciente.

    André Albuquerque e a MIOTEC

    De acordo com o mestre em Educação Física, ele “estava buscando equipamentos de eletromiografia aqui no Brasil e conheceu a MIOTEC pelo Google”. Ele é professor e atualmente trabalha com cursos pelo Brasil. Além disso, também atua na área de biomecânica, na qual também tem mestrado.

    O profissional explica que tenta “aproximar a ciência da prática na educação física e fisioterapia” — que são áreas em que atua. Para aproximar a ciência da prática, ele precisa trazer alguns equipamentos científicos para a prática.

    Com o intuito de inovar nessas questões e, também, mostrar para as pessoas como é que são feitas pesquisas com eletromiografia, André foi atrás de parceiros que fabricavam eletromiógrafos para mostrar às pessoas durante os cursos como todo o processo funciona. Segundo o profissional, “fica bem-interessante, pois as pessoas têm um interesse muito grande por eletromiografia”.

    Durante os cursos, são colocados alguns eletrodos, e, inclusive, ele e sua equipe fazem análises de alguns exercícios de ativação muscular, a fim de verificar o que está acontecendo naquela prática. Essa foi a ideia principal.

    “Eu usei a eletromiografia de superfície que eu tenho hoje, um eletromiógrafo de 4 canais, e conseguimos avaliar até quatro camadas de músculos”, explica André.

    Ajuda da MIOTEC ao André Albuquerque

    “Eu tive contato com alguns eletromiógrafos, portanto posso afirmar que o software da MIOTEC é o mais amigável, o mais fácil, o mais intuitivo, o mais visual, é o melhor de todos. Os outros sempre são muito difíceis de acessar e fazer análise de dados”, conta André.

    Ele ainda afirma que “a aplicabilidade do software é muito fácil. Eles também têm um atendimento via WhatsApp muito bom. Conseguimos estabelecer uma parceria para estar divulgando a MIOTEC e utilizar os equipamento deles de maneira muito fácil”.

    Diferenciais da MIOTEC na biomecânica

    Para André Albuquerque, o diferencial da MIOTEC “é o fato de eles estarem no Brasil e terem suporte técnico forte e presente”. Ele também enfatiza “a facilidade e aplicabilidade do software e dos equipamentos”.

    De acordo com o profissional, “são softwares que facilitam o trabalho comparado a outros que eu tive acesso aqui no Brasil. Entre os diferenciais, os principais são esses, e o fato de eles estarem no Brasil, por exemplo, o suporte técnico é mais eficiente, pois não preciso importar peças”.

    Quanto ao eletromiógrafo, as qualidade de sinal e do equipamento são muito boas. As análises biomecânicas são perfeitas, atendem a todas as expectativas.

    Como você pode perceber, o uso da tecnologia foi fundamental para que o André pudesse aprimorar a qualidade dos seus cursos. A eletromiografia de superfície possibilitou que ele alcançasse novos patamares na sua carreira e o ajudou a tornar suas aulas mais eficientes.

    Além disso, você conseguiu entender como a eletromiografia atua na análise biomecânica, possibilitando que tendões, ossos, ligamentos e outras funções pudessem ser avaliados com mais eficácia.

    Quer ter acesso a essa tecnologia também? Então, faça como o André e entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos produtos!

     

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

    Ad
    Ad
    Ad
    Ad

    A Miotec

    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

    Conecte-se

    Instagram

    No posts available!
    ×