Conecte-se

    [/vt_socials]
    Saiba como utilizar e os benefícios das novas sondas PelviFit Lite

    Saiba como utilizar e os benefícios das novas sondas PelviFit Lite

    • 14 de novembro de 2019
    • por

    Investir em inovação é o primeiro passo para o sucesso da sua clínica. Isso porque os pacientes sempre estão à procura de serviços que solucionem os seus problemas de maneira rápida e eficaz — principalmente quando o assunto é a saúde.

    Nesse sentido, as sondas PelviFit Lite estão revolucionando o mercado. Com elas, toda aquela burocracia de esterilização já não é mais uma realidade de quem usa o equipamento. Além disso, elas são uma forma de oferecer um serviço que vai além de um bom atendimento, sendo a chance de se destacar no mercado e fazer da tecnologia o seu diferencial competitivo. 

    Para você entender melhor, neste artigo vamos explicar como utilizar as novas sondas PelviFit Lite e mostrar os principais benefícios que elas proporcionam. Continue a leitura para conferir!

    O que são as sondas PelviFit Lite?

    As sondas PelviFit Lite são eletrodos intravaginais, intracavitários ou intra-anais, que apresentam uma superfície metálica em alto relevo na superfície, o qual pode trabalhar de duas formas. A primeira é a captação do sinal elétrico muscular durante uma contração, e utilizando deste sinal para trabalhar as respostas do paciente criando uma maior noção proprioceptiva. Essa modalidade é utilizada com eletromiografia e biofeedback eletromiográfico

    Já a segunda forma de utilização é com eletroestimulação, fazendo a passagem de uma corrente elétrica para estimular a contração da musculatura desejada.

    É válido destacar que o custo deste produto é bem menor do que as outras sondas que são esterilizáveis. Normalmente, a terapia demora pelo menos umas 10 sessões. Pensando nisso, a Miotec comercializa os pacotes com 10 unidades para os fisioterapeutas oferecerem aos seus pacientes. Desta forma, é possível ter uma boa economia sem perder a qualidade dos serviços prestados.

    Quais são as etapas de um tratamento utilizando a sonda?

    Quando a profissional precisa estimular os músculos da região do períneo para captar o sinal do biofeedback e eletromiografia, ela usa a sonda PelviFit Lite. Ela foi desenvolvida pensando na comodidade da paciente, ajudando-a a ter mais liberdade nos movimentos. 

    Como já informamos, o uso das sondas PelviFit Lite varia de acordo com a anatomia da mulher. Nesse sentido, ela apresenta diversas utilidades, como:

    • permite a avaliação da atividade elétrica da musculatura ao realizar os exercícios;

    • com o auxílio de pequenas descargas elétricas, a sonda ajuda a estimular o músculo, provocando contrações involuntárias para que o profissional possa avaliar a contração dos MAP;

    • ajuda o paciente a ter uma melhor percepção do movimento pélvico, possibilitando que ele exerça o controle da sua musculatura. Além disso, as contrações podem ser facilmente observadas na tela do computador. 

    A PelviFit Lite é utilizado para tratar diversas disfunções do assoalho pélvico, como:

    • incontinências urinárias de frequência e urgência;

    • incontinências urinárias de esforço;

    • prolapso vaginal
    • dor crônica

    • vaginismo

    Nesse caso, estamos falando de uma grande diversidade das disfunções pélvicas femininas e masculinas, com exceção das crianças.

    Como você bem sabe, na fisioterapia não fazemos diagnóstico médico. No entanto, por meio da eletromiografia é possível realizar um diagnóstico cinesioterapêutico ou fisioterapêutico. Pela eletromiografia também é possível observar dados importantes sobre os músculos do paciente, como o da predominância de fibras rápidas ou fibras lentas, e assim prescrever o melhor tratamento.

    Quais são os benefícios para os profissionais de fisioterapia?

    O primeiro benefício é a possibilidade de fazer o diagnóstico cinético funcional, prescrever melhor o tratamento e torná-lo mais eficaz e efetivo. 

    O segundo é que o eletrodo acaba ficando mais nas estruturas alvos. O profissional até pode trabalhar com eletrodos externos, mas utilizando um eletrodo intracavitário é possível chegar mais próximo da inervação e musculatura que se deseja para fazer a captação do sinal e realizar a eletroestimulação ou eletromiografia na área. 

    É importante frisar que embora as sondas PelviFit Lite já venham higienizadas, é aconselhável fazer um breve higienização com álcool isopropílico quando retiradas do plástico — nunca mergulhando a sonda em nenhuma solução, nem mesmo na água. 

    Quais os benefícios das sondas PelviFit Lite para os pacientes?

    A fisioterapia pélvica tem como um dos objetivos treinar o assoalho pélvico para fortalecê-lo. Isso é necessário porque existem pessoas que já esqueceram como se contrai ou não conseguem mais contrair essa região. Nesse sentido, o eletroestimulador ajuda o paciente a descobrir novamente como é uma contração. 

    Quando a pessoa realiza a contração é o cérebro que envia o sinal elétrico que dará o “choque” no músculo. O equipamento capta esse sinal em microvolts e a sonda PelviFit Lite é o suprimento que é colocado no músculo. Ela em si não dá choque no paciente e nem pega o sinal muscular, mas quando é utilizada em um eletroestimulador ou no eletromiógrafo é capaz de conduzir esse sinal. Quando isso acontece, o sinal passa da sonda para o equipamento em questão que fará uma amplificação do sinal e permitirá a análise do mesmo através de um software, no caso do eletromiografo, ou terá um mecanismo de controle dos níveis de estimulação – no caso do eletroestimulador.

    Confira os principais benefícios que a sonda PelviFit Lite oferece para os pacientes:

    • a superfície de contato foi aperfeiçoada com a melhora no acabamento da região metálica, a fim de aumentar seu relevo, aumentando a superfície de contato com a musculatura e recrutando mais fibras musculares;

    • devido ao seu design anatômico, a sonda PelviFit Lite apresenta melhores resultados no tratamento das disfunções do assoalho pélvico para anatomias divergentes (não muito grandes e nem muito pequenas);

    • sendo descartável. a sonda proporciona mais segurança aos pacientes no que se refere à higiene.

    Entre os principais problemas que o tratamento com a sonda PelviFit Lite ajuda a melhorar são:

    • o enfraquecimento da musculatura dos ligamentos que têm como objetivo sustentar os órgão como reto, bexiga e útero

    • os transtornos sexuais que acometem em grande parte as mulheres, transtornos esses que podem comprometer uma ou até as três fases do ciclo de resposta sexual, que são o desejo, a excitação  e o orgasmo;

    • a falta de sustentabilidade dos músculos do assoalho pélvico durante a gravidez e pós parto, devido à maior pressão que é sentida nesse período;

    • a diminuição da circulação sanguínea, aumento do ressecamento e enfraquecimento da mucosa durante a menopausa.

    Percebeu como as sondas PelviFit Lite podem tornar o seu dia a dia mais produtivo e, ainda, oferecer o melhor atendimento para os seus pacientes? Lembre-se que investir em inovação é sinônimo de sucesso. Os pacientes procuram por profissionais que se especializam e buscam a tecnologia para otimizar os resultados dos tratamentos.

    E você, também quer oferecer essa inovação em sua clínica? Clique aqui e assista o mini-curso sobre utilização das sondas descartáveis com a Prof Adriane Bertotto! 

     

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

    Ad
    Ad
    Ad
    Ad

    A Miotec

    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

    Conecte-se

    Instagram

    No posts available!
    ×