Como precificar procedimentos fisioterápicos?

Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente, seja para ter mais autonomia ou para melhorar o faturamento pessoal. Ser um fisioterapeuta empreendedor e poder gerenciar seu tempo e seus recursos é, sem dúvidas, uma grande conquista, sobretudo se você já tem experiência trabalhando para terceiros.

Mas para quem vai ingressar nessa empreitada, alguns aspectos — dentre eles, como precificar procedimentos fisioterápicos — devem ser levados em consideração quando se pensa em investir em uma clínica, em um consultório, ou mesmo em prestar serviços de home care.

Você tem dúvidas sobre como calcular os valores dos atendimentos? Então continue a leitura deste post e descubra como proceder!

Estabeleça valor ao serviço

Em primeiro lugar, é imprescindível agregar valor e não somente preço ao serviço que será oferecido, e a qualidade no atendimento, inquestionavelmente, deve ser o pilar principal. Tenha em mente a excelência no atendimento, pois, a partir da satisfação do paciente, o preço poderá ser calculado de maneira justa e proporcional ao serviço de melhor padrão.

Obtenha valores de referência

Como o mercado de trabalho para a fisioterapia é bastante competitivo, após estar ciente que a sua mão de obra especializada deve ser valorizada, é indiscutível entender que alguns fatores também afetam diretamente o preço dos procedimentos.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) estabeleceu o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF) para servir de base de cálculo para os diversos tipos de procedimentos fisioterápicos, sejam eles em consultórios, clínicas, hospitais ou no atendimento domiciliar.

Entretanto, deve-se levar em consideração que esses valores são referenciais, ou seja, norteiam mas não determinam o preço que será, de fato, cobrado.

Conheça outros aspectos

Com base na tabela do COFFITO, será necessário ajustar a quantia para a realidade do negócio, assim sendo, veja alguns aspectos que devem ser considerados:

Gastos mensais fixos e variáveis

Conheça as despesas com aluguel, salários dos funcionários, impostos, água, luz, manutenção de aparelhos, dentre outros. Aqui também entram os gastos com combustível e com estacionamento caso você ofereça atendimento domiciliar. Por meio desse controle, você vai ter acesso a dados concretos relacionados ao mínimo que deverá ser faturado mensalmente.

Área de atuação

Dependendo da especialidade fisioterapêutica, alguns atendimentos podem ser realizados coletivamente, logo, devem ter preço menor comparados aos individualizados. Do mesmo modo, métodos que envolvam consumo além da mão de obra necessitam de acréscimo no valor final.

Pró-labore

É prudente estipular um valor que será o seu salário mensal. Por mais que no início do seu empreendimento essa perspectiva seja menor, é com base no que você pretende embolsar e no quanto pretende trabalhar que será ajustado um preço.

Horas trabalhadas

Estabeleça quantas horas você vai trabalhar — diária ou semanalmente — para computar como essas horas devem ser valorizadas, de modo a suprir as despesas e pagar os salários.

Você investiu durante anos na sua formação, e certamente esse é um processo contínuo, uma vez que é crescente a necessidade de atualizações e cursos — principalmente quando o assunto é saúde. Portanto, é preciso considerar que, para precificar procedimentos fisioterápicos, seja valorizando seu conhecimento teórico, sua experiência ou seu diferencial enquanto profissional. O conjunto dessas atribuições vai somar benefícios ao paciente que, seguramente, vai valorizar o atendimento.

Entendeu como precificar procedimentos fisioterápicos? Ainda ficaram dúvidas? Deixe um comentário!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn8

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos.

Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

4 Comentários

  1. Silviasays:

    Muito bom ! Poderia fazer também para fonoaudiologos.

    • miotecsays:

      Obrigado pelo comentário Silvia. Acreditamos que a lógica é a mesma para fonoaudiólogos, só vai mudar o conselho de classe, mas a questão de avaliar os custos é a mesma.Um abraço.

  2. Daniella Lôbosays:

    Gostei bastante dos esclarecimentos .

    • miotecsays:

      Obrigado Daniella. Fique de olho no blog, postamos semanalmente. Um abraço.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"