Qual é a importância e como realizar o faturamento médico em clínicas de fisioterapia?

07/05/2020   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Embora em clínicas de fisioterapia exista a tendência de priorizar a qualidade do atendimento ao paciente em detrimento dos resultados financeiros, o faturamento médico é a principal fonte de recursos e, por isso, deve ser considerado fundamental para a manutenção do equilíbrio entre uma assistência eficiente e o retorno financeiro.

O faturamento é um dos principais processos envolvidos no controle do fluxo de caixa, devendo ser realizado de maneira correta para minimizar eventuais prejuízos e atrasos de recebimentos. Isso significa saber gerenciar pagamentos particulares e de convênios, evitando a ocorrência de glosas.

Neste post vamos explicar a importância do faturamento médico para as clínicas de fisioterapia, com dicas para realizar o controle dos diferentes tipos de recebimento. Confira!

Qual a importância do faturamento médico em clínicas de fisioterapia?

A capacidade de pagar contas, ampliar investimentos, rentabilizar as atividades profissionais, manter o funcionamento orgânico da clínica e apoiar novas parcerias são fatores que dependem essencialmente do faturamento médico. Portanto, o controle dos recebimentos é fundamental para a obtenção de dados necessários ao desenvolvimento de processos, como:

  • emissão de faturas de cobrança dos serviços prestados (guias às operadoras);
  • elaboração de relatórios de controle das faturas emitidas e pendentes;
  • análise dos relatórios referentes às faturas recebidas;
  • verificação de ocorrências de glosas e identificação das suas causas;
  • preparação dos recursos de glosas para solicitação de correção e pagamento junto às operadoras de planos de saúde;
  • organização e guarda dos comprovantes de serviços prestados por, no mínimo, 5 anos para atendimento às auditorias fiscais.

Como fazer o controle do faturamento médico?

Para que o faturamento médico seja processado de maneira correta, evitando prejuízos e atrasos de recebimentos, é fundamental proporcionar um bom treinamento para os funcionários e adotar ações importantes como as seguintes.

Organize os recebimentos

É essencial saber como funciona o processo de faturamento com pacientes conveniados e particulares, já que eles apresentam diferenças entre si e precisam ser organizados. Enquanto o primeiro pode demorar de 30 a 60 dias para ser pago, os pagamentos particulares são efetuados na hora. Além disso, o atendimento a convênios exige o preenchimento de diversos documentos que precisam ter acompanhamento diário para garantir os recebimentos.

Entenda o processo de pagamentos pelo convênio

Em geral, a realização do faturamento de convênios médicos passa por quatro etapas de procedimentos que envolvem:

  • geração de lote — o funcionário responsável pelo faturamento deve incluir todas as guias de cobranças de procedimentos referentes a cada paciente conveniado;
  • fechamento do lote — é uma ação que deve ser realizada na data de envio dos extratos aos convênios, relacionando todos os atendimentos efetuados no mês;
  • período de hiato — intervalo de tempo para processamento dos pagamentos pelos convênios;
  • conferência do lote — o responsável pelo controle dos faturamentos confere se os atendimentos declarados foram pagos, verificando possíveis glosas, que devem ser encaminhadas para outro colaborador da clínica para a devida correção e reenvio da cobrança ao convênio.

Faça um levantamento da porcentagem de pacientes conveniados e particulares

Em algumas clínicas a quantidade de pacientes conveniados pode representar 90% do total de atendimentos, o que gera demora no recebimento dos procedimentos efetuados, interferindo em ações gerenciais. Mas quando o gestor tem um controle sobre a porcentagem de pacientes conveniados e particulares, consegue planejar e direcionar melhor as finanças e os investimentos na clínica.

Mantenha o controle diário das informações

Um dos principais e mais comuns problemas das clínicas é o acúmulo de guias deixadas para serem faturadas no final do mês. O pouco tempo para efetuar todos os processos pode gerar falta de atenção e provocar problemas como a perda de guias e erros de preenchimento.

Por isso é fundamental manter um bom controle com a elaboração de relatório diário das guias expedidas, separando-as por convênios e fazendo uma contagem. Esses cuidados ajudam a identificar os erros a tempo. A adoção de aplicativos especializados pode facilitar e agilizar todos os processos.

O faturamento médico é a principal fonte de recursos financeiros das clínicas de fisioterapia, sendo essencial para a manutenção da qualidade do atendimento e rentabilidade das atividades profissionais.

Gostou deste artigo? Siga as nossas redes sociais para acompanhar todas as postagens. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar