Conecte-se

    [/vt_socials]
    Clínica Digital: o que é e em qual estágio está a sua?

    Clínica Digital: o que é e em qual estágio está a sua?

    A pandemia do novo coronavírus abriu nossos olhos para várias necessidades na área da saúde. A telemedicina talvez seja a principal delas, sendo aprovada em caráter de urgência pelo parlamento. Isso nos demonstra como a clínica digital já é uma realidade, terceirizando grande parte dos processos para o meio online. E, nos consultórios de fisioterapia, não é diferente.

    Mas, afinal, o que significa dizer que uma clínica é digital — e, mais importante, quais passos devem ser tomados para que ela chegue a esse patamar? Essas são perguntas frequentes que profissionais da área se fazem, ao tentar levar esse conceito para a prática.

    Pensando nas respostas para elas, explicaremos, neste artigo, o que são as clínicas digitais. Também falaremos o que seu consultório pode fazer para se encaixar nesse conceito e se destacar no mercado. Continue lendo para saber mais!

    O que é uma clínica digital?

    Os cuidados com a saúde são serviços essencialmente presenciais. Diferentemente de outras profissões, como em cargos administrativos ou na área de TI, a fisioterapia não pode ser feita completamente online. No entanto, é inegável que novas tecnologias nos auxiliam cada vez mais em nosso cotidiano.

    Por isso, uma clínica é assim considerada quando ela usa pelo menos uma solução digital para suprir suas demandas. Embora o conceito pareça simples, ele pode ser mais complexo do que parece: existem vários graus de digitalização de uma clínica, adequados a diferentes realidades dos negócios na área.

    Quais são as suas características?

    Uma clínica digital tem como foco a agilização, o barateamento e a automatização de tarefas — que são preceitos em comum de qualquer investimento na tecnologia. Computadores, softwares e aplicativos são feitos para simplificar nossa vida, seja na esfera pessoal ou na profissional.

    Em clínicas, existem vários processos que podem ser otimizados com o uso da tecnologia. Alguns dos mais conhecidos são os prontuários digitais e o agendamento online, que facilitam a vida do fisioterapeuta e do paciente. Perceba que essas mudanças não visam alterar o objetivo e os serviços prestados pela clínica; elas apenas permitem que o fisioterapeuta realize o trabalho que sempre fez, mas com uma maior eficácia e rapidez.

    Quais são os níveis de digitalização das clínicas?

    Toda clínica digital começa com um primeiro passo, que visa otimizar um de seus processos internos. Uma clínica no primeiro nível de digitalização tem um serviço à sua disposição, seja ele dentro do consultório ou fora dele.

    Após perceber os benefícios que esse investimento traz, os fisioterapeutas tendem a aplicá-lo em outros setores da clínica. Um consultório em estágio intermediário de digitalização, portanto, mescla aspectos digitais com físicos, obtendo o melhor possível de cada um deles.

    O último estágio de digitalização é quando uma clínica possui mais serviços digitais do que físicos. Nesse nível, é possível integrar dados no meio digital e tornar os processos ainda mais fáceis: uma agenda integrada com os prontuários eletrônicos, por exemplo, fornece ao fisioterapeuta uma única plataforma com todos os dados dos pacientes. Isso otimiza tempo no dia a dia, maximiza a economia financeira e facilita ao máximo o trabalho do profissional.

    Uma clínica digital consegue crescer de mãos dadas com a tecnologia, dentro e fora do consultório. Aderir a esse movimento garante uma adequação às inovações tecnológicas, uma maior satisfação dos pacientes e, consequentemente, melhores retornos financeiros.

    Se você quer ficar por dentro das atualizações tecnológicas para a fisioterapia, não perca tempo: curta nossa Facebook e siga a gente no Instagram para manter-se em dia com as maiores inovações na área! 

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

    Ad
    Ad
    Ad
    Ad

    A Miotec

    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

    Conecte-se

    Instagram

    No posts available!
    ×