pesquisas em bases de dados

Área da Saúde: como realizar pesquisas em bases de dados?

15/05/2018   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Realizar pesquisas em bases de dados é a forma mais rápida e segura para você se informar e produzir argumentos sólidos e de impacto, utilizando a literatura científica.

Contendo um amplo acervo digital de informações e reunindo centenas de livros, revistas científicas e artigos, as bases de dados são sistemas indispensáveis para quem necessita de conteúdos confiáveis, principalmente da área da saúde.

Assim, você pode contar com bases de dados como o SciELO, PubMed e PEDro, as quais possuem um vasto conteúdo sobre ciências médicas em geral, assim como conteúdos mais voltados para alguns profissionais, como no caso do PEDro para fisioterapeutas.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, excelentes dicas para aprimorar o seu método de pesquisa. Boa leitura!

Faça consultas por palavra

Para encontrar o que deseja, você deve pensar quais são as palavras chaves necessárias para cada conteúdo. Por exemplo, se você está procurando textos sobre tratamentos fisioterápicos específicos para idosos, deve procurar ambas as palavras, fisioterapia e idosos.

Além disso, para facilitar a sua pesquisa, você deve evitar o uso de letras maiúsculas e também o plural, para que o sistema encontre essas palavras em todos os textos que as contém de forma rápida e sem falhas.

Utilize a indexação para otimizar suas pesquisas em bases de dados

Para tornar sua pesquisa ainda mais efetiva, você deve optar pelo uso dos índices, que são ferramentas que descrevem o conteúdo dos artigos, livros ou revistas, indexando-os conforme os assuntos presentes de maior relevância.

Assim, essa opção facilitará sua pesquisa, à medida empregará conjuntos de dados específicos. Ao procurar, por exemplo, sobre equipamentos utilizados na fonoaudiologia para crianças com paralisia facial, o sistema lhe direcionará para conteúdos já indexados que apresentem essas informações.

Aprenda o significado de alguns símbolos e palavras

Para facilitar as suas pesquisas em bases de dados, você deve saber como utilizar alguns símbolos ou palavras para que ela seja o mais fiel possível com o que você está procurando. Para isso, você deverá utilizar o recurso de busca avançada.

Assim, o uso da palavra “and” sempre deve ser aplicada quando você deseja buscar ambos os termos que você digitou. Voltando ao exemplo dado no primeiro tópico, a sua pesquisa de tratamentos fisioterápicos para idosos deve ser da seguinte maneira: fisioterapia and idosos.

O uso do “or” entre as palavras da sua pesquisa significa que você está procurando ambos os termos, presentes no mesmo artigo ou não. A palavra “not”, por sua vez, indica que você não deseja que certo termo seja buscado.

Por exemplo, se você quer pesquisar sobre os tratamentos fisioterápicos que não incluem os idosos, deve pesquisar: fisioterapia not idosos. Além disso, não utilize mais de um espaço entre as palavras, pois, isso pode prejudicar o sistema e dificultar sua busca.

Símbolos como o “$” podem ser úteis quando você está procurando sobre um tema, como a farmacologia, mas também gostaria de buscar sobre farmacologistas, farmacológico entre outros termos, podendo escrever a palavra assim: farmacolog$.

Agora é só sentar em frente do computador e iniciar as pesquisas em bases de dados da área da saúde! Com as nossas dicas, temos certeza que você encontrará o que deseja com eficiência e agilidade.

Gostou do nosso artigo? Então, leia, também, sobre como transmitir informações da literatura científica com clareza para os seus pacientes!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar