prontuário eletrônico

Prontuário eletrônico: 5 vantagens da utilização do recurso na área da fisioterapia

17/08/2018   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Utilizar a tecnologia é uma forma de materializar o avanço médico, que se trata de uma transformação indispensável — e inevitável — nos dias atuais. Afinal, todo profissional do setor deseja aperfeiçoar sua atuação e atender melhor seus pacientes.

Os registros que antes eram feitos de forma escrita e repletos de erros, hoje já não existem mais. O prontuário eletrônico é um ótimo exemplo disso. Como ele traz uma documentação obrigatória, deve ser totalmente íntegro e assertivo.

Já incorporado também à fisioterapia, seus benefícios são substanciais. E, para conhecê-los, continue a leitura desse artigo!

1. Economia de tempo

Assim como em qualquer setor de atuação, a área médica procura também economizar tempo e dinheiro para fornecer um atendimento aprimorado aos pacientes. O prontuário eletrônico é uma excelente opção para quem quer eliminar a burocracia dos papéis, que exigem arquivamento e desarquivamento constantes.

Assim, quando os dados de um paciente forem solicitados, isso poderá ser feito em instantes. O tempo gasto na procura passa a ser inexistente, e o tempo de espera daquele paciente também cai drasticamente.

2. Prescrição mais segura

Alergias e reações medicamentosas são uma ameaça constante à saúde de um paciente. O prontuário eletrônico entra em cena mais uma vez para diminuir esse tipo de risco, já que os fisioterapeutas recebem alerta quando uma receita não é adequada para aquela pessoa.

Com as observações listadas, eles podem comparar a medicação prescrita e perceber se alguma complicação está implícita no uso. Esse mesmo alerta acontece quando o paciente apresenta alergia a substâncias, para que a situação seja controlada o quanto antes.

3. Facilidade de comunicação

O prontuário eletrônico também é uma ferramenta que facilita a comunicação entre todos os setores da clínica. Com ele, a recepção interage com a área de faturamento, e o próprio consultório passa a ter muito mais precisão de informações e dados.

O recurso também permite o envio de mensagens para pacientes em datas específicas, através de e-mail ou SMS. Ou seja, em aniversários, datas comemorativas, ou quando houver algum comunicado especial, é possível estabelecer esse contato mais imediato.

4. Mobilidade e agilidade

O prontuário eletrônico integra um sistema em nuvem, e o profissional consegue acessá-lo a qualquer momento e de qualquer lugar, com a ajuda de dispositivos como smartphones e tablets. Além disso, não é preciso se preocupar com processos de manutenção e instalação, o que traz muito mais mobilidade para a ferramenta.

O fisioterapeuta pode, então, realizar monitoramento de casa, de outra unidade de saúde ou até mesmo se estiver em viagem. Isso traz muito mais agilidade e segurança para os cuidados emergenciais, pois, caso uma orientação seja passada por telefone, será totalmente assertiva por ter base em dados reais.

5. Redução de erros

Como envolve pouca ação humana, é fato que o prontuário eletrônico reduz significativamente erros e falhas processuais. Os profissionais não precisam lidar com dificuldades de legibilidade do que foi anotado e nem lidar com registros duplos, o que atrasa bastante o trabalho.

Sendo assim, o recurso se mostra uma excelente forma de melhorar a precisão de diagnósticos, tratamentos e demais intervenções médicas. O desempenho do fisioterapeuta aumenta, e a assistência que ele dá a seus pacientes passa a ser muito mais satisfatória.

E então, essas informações sobre as vantagens do prontuário eletrônico na fisioterapia foram úteis para você? Se sim, não perca tempo e assine agora mesmo a nossa newsletter para receber outros conteúdos como este!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar