Previni Unit: qual é a sua importância para a obstetrícia?

06/06/2019   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Todo profissional busca oferecer o melhor tratamento possível para seus pacientes. Pois bem: para isso, é preciso investir em tecnologia e equipamentos capazes de garantir uma experiência satisfatória. Você já ouviu falar no Previni Unit, por exemplo?

Basicamente, trata-se da atuação em conjunto da sonda e do manômetro. A técnica funciona por meio de um sistema de ar confinado, que assegura o controle da pressão interna se valendo da variação do volume de um balão inflável.

Levando essas informações em consideração, procuramos a Dra. Betina Foscarini, fisioterapeuta obstétrica, para explicar a importância desse aparelho na obstetrícia. Acompanhe!

Objetivos do Previni Unit

O principal objetivo do Previni Unit consiste em treinar a flexibilidade e promover o alongamento do períneo para que o bebê passe pela região sem rasgá-lo. Vale lembrar que o útero não é dilatado, já que ocorre apenas o alongamento do períneo, um músculo íntimo.

Toda grávida sofre uma determinada dilatação no colo do útero para ter o parto. Esse órgão permanece bem fechado durante a gestação inteira pois, caso contrário, o bebê sai.

Uso na obstetrícia

O períneo é um músculo que também apresenta uma cavidade: a vagina. Você pode posicionar os músculos íntimos no Previni e alongá-los pouco a pouco. No entanto, isso costuma provocar dores e/ou um certo desconforto na região.

Alongar o músculo íntimo figura como meta inicial. É importante saber que, conforme Betina salienta, “qualquer mulher está apta a realizar alongamento íntimo, desde que não tenha nenhuma contraindicação do médico”.

O mais interessante é a oportunidade de treinar a expulsão da gestante. Ao contrário do bíceps, por exemplo, que contrai quando você manda, o canal vaginal é autônomo.

Desse modo, é possível introduzir a sonda inteira no canal vaginal e ir enchendo-a até a paciente sentir que chegou ao lugar correto. A relação entre pressão (em mmHg) e conteúdo do balão é diretamente proporcional: quanto mais cheio ele está, maior a pressão.

Sendo assim, é necessário colocar a paciente em várias posições: de cócoras, litotomia (posição ginecológica), de quatro apoios etc. A partir daí, você explica a ela como expulsar o balão de silicone. Além disso, é importante ensinar como deve ser a respiração e de que maneira se comportar quando a contração termina.

A mulher tende a conseguir eliminar o balão pelo músculo íntimo. Caso haja treinamento e alongamento suficientes, o músculo faz um ''clic''. Depois que passa por ele, nasce a criança.

Nesse sentido, Betina esclarece: “eu faço a paciente perceber no consultório que comigo, sem contração do útero, sem hormônio e sem trabalho de parto acontecendo, ela é capaz de expulsar o diâmetro de 10 cm. Então imagina no parto! Isso aumenta a segurança dela”.

Ao mesmo tempo, a Dra. alerta: “o treino de expulsão não pode ser feito desde o início da gestação. O ideal é que aconteça no final, a partir da 36ª semana. O treino de flexibilidade varia de acordo com o fisioterapeuta”.

O fato de o recurso simular o parto proporciona bastante segurança para a paciente que, muitas vezes, não sabe o que esperar na hora da chegada do primeiro filho. O Previni Unit passou a ser considerado um divisor de águas para Betina.

Indicações do Previni Unit

O Previni Unit é indicado com o intuito de auxiliar as gestantes a melhorar o alongamento muscular do períneo e oferecer mais segurança no momento do parto.

Como se não bastasse, ele ainda possibilita que o profissional treine suas técnicas de relaxamento, respiração e posicionamentos diferentes, a fim de facilitar a vida da paciente que escolheu passar por um parto vaginal.

Benefícios do Previni Unit

O extensor é um benefício para o fisioterapeuta, pois dá a liberdade de colocar a paciente em várias posições para o treino de expulsões sem proximidade da vagina. Isso aumenta a capacidade de movimentação, resultando também em conforto ao profissional.

Outra vantagem do equipamento é a chance de progredir no tratamento. A fisioterapeuta obstétrica conta que consegue “acompanhar a evolução da paciente e fazer com que ela não fique tirando e colocando sondas ali dentro”.

Inclusive, Betina destaca que “existem outros recursos, como dilatadores vaginais, que realizam o alongamento, mas exigem remoção e inserção de um novo constantemente”. No caso do Previni-Unit, como a gestante infla com pressão, não é preciso tirar a sonda, evitando qualquer tipo de desconforto, já que ela permanece dentro o tempo inteiro.

Composição do produto

O material é composto por silicone medicinal, um látex bastante resistente. Em suma, o Previni consiste em uma sonda, em formato de balão, que se distende e simula a dilatação do parto sempre que fica sob pressão. Nesse momento, o objetivo é alcançar 10 cm de diâmetro.

O PelviAir Unit, por sua vez, também é um balão inflável. Entretanto, em vez de se distender a ponto de simular a cabeça do bebê, ele apenas gera coaptação no canal vaginal e tem muito mais sensibilidade à contração.

Dra. Betina esclarece que “a pressão no PelviAir serve para regular o períneo do canal vaginal, dando uma largura diferente”.

Ela ainda explica que o Previni Unit é uma espécie de kit, incluindo a sonda e o manômetro. ''Sozinha, a sonda não surte o efeito desejado, mas é possível trocá-la e continuar usando o mesmo manômetro”.

O parto é o momento mais esperado para a família e, ao mesmo tempo, o mais intimidador para a gestante, principalmente a de “primeira viagem”. Portanto, considerando todo o contexto abordado no artigo, oferecer a ela a melhor experiência possível é algo gratificante.

A partir dos apontamentos observados pela Dra. Betina, é fácil perceber como o Previni Unit tem capacidade de ajudar a melhorar a experiência das suas pacientes, não é mesmo? Proporcionar a elas a segurança que precisam nessa hora especial é fundamental para ganhar a sua confiança.

Gostaria de saber mais informações sobre o produto? Assista o vídeo em que a Dra. Betina fala sobre o produto, apresentando todas as suas especificações neste link! 

Pois então: que tal contar com essa inovação na sua clínica? Não perde tempo! Entre neste link e adquira já o seu Previni Unit!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar