4 problemas de saúde causados pelo uso excessivo de celulares

Hoje em dia, usamos os celulares para quase tudo. Seja para responder e-mails, acessar redes sociais, contas bancárias, efetuar pagamentos etc. Os celulares têm se tornado um objeto muito útil na vida das pessoas, porém é preciso tomar certos cuidados para que o uso excessivo deste aparelho não venha causar problemas de saúde.

Neste artigo, vamos mostrar a você 4 problemas de saúde causados pelo uso excessivo de celulares. Continue a leitura e confira!

 

Conheça os problemas de saúde causados pelo uso excessivo de celulares

Sabemos que os celulares são aparelhos muitos proveitosos, mas ao mesmo tempo eles se tornam viciantes. O acesso a esse tipo de aparelho se tornou tão fácil que podemos ver até crianças deixando de lado as brincadeiras mais comuns para ficar diante dos celulares.

O uso excessivo dos celulares provoca:

 

1. Dores no pescoço

Manter sempre a mesma posição do pescoço ao usar o celular pode ocasionar dores. Em alguns casos, a postura inadequada pode ocasionar até mesmo uma fragilidade na região cervical, devido a uma grande tensão gerada na musculatura do pescoço para poder segurar a cabeça. Essa tensão aumenta em casos do uso excessivo e errado dos celulares.

 

2. Dores nos braços e no ombro

O uso excessivo dos celulares traz uma sobrecarga nos braços e ombros, pois as pessoas passam horas e horas digitando. Isso pode ocasionar inflamações nos músculos do ombro e nos braços, causando uma doença chamada tendinite.

Quando você receber uma ligação, evite apoiar o celular no ombro e mantenha a coluna ereta. Evite também deixar o braço sem apoio na hora de usar o celular, pois isso ajuda a diminuir a carga sobre a musculatura.

 

3. Dores na cabeça

O uso desmoderado dos celulares também pode causar dores na cabeça. Essas dores são causadas pelo fato de a pessoa permanecer com a cabeça muito inclinada para o celular.

Uma doença mais grave que pode surgir é a neuralgia occipital. Essa doença inflama os nervos chamados de occipitais, que sobem da coluna vertebral e se dividem por todo o couro cabeludo, ocasionando fortes dores na cabeça.

Essas dores são graves e podem se estender até nos olhos. Elas começam como uma ressaca e depois piora de uma maneira, que faz com que a pessoa não consiga realizar seus afazeres cotidianos, nem mesmo dormir.

 

4. Problemas de postura e coluna

Os problemas de postura e coluna são males que, se não tratados imediatamente, podem se estender por anos. O uso de celulares de maneira inadequada faz com que a nossa coluna sinta uma pressão excessiva devido a posição da cabeça, prejudicando assim a postura e ocasionando dores na coluna.

 

Saiba como cuidar da sua saúde

A nossa saúde preserva a nossa qualidade de vida e não existe nada melhor do que saber que você é uma pessoa saudável e pode fazer o que quiser. Mas para isso, é importante que você saiba se cuidar. Profissionais da saúde indicam que o uso excessivo dos celulares pode ocasionar sérios problemas que você pode evitar com as seguintes atitudes:

 

  • colocar o celular na altura dos seus olhos para não precisar abaixar o pescoço;

  • diminuir o tempo no celular;

  • realizar alongamento e exercícios para relaxar e fortalecer seus músculos;

  • procurar desenvolver novos hábitos para deixar o celular de lado.

Se as dores persistirem ou agravar a situação procure um profissional da saúde, como um fisioterapeuta, que irá tratar corretamente a musculatura afetada utilizando técnicas que permitem uma reabilitação adequada.

Os tópicos abordados neste artigo são muito importantes para você entender quais problemas de saúde são ocasionados pelo uso inadequado desses aparelhos. Por isso, siga as dicas que deixamos aqui em cima e cuide bem da sua saúde.

Gostou do nosso artigo? Então deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe suas experiências com a gente!

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"