Disponibilizar um ambiente confortável ao colaborador é fundamental para melhorar a qualidade de vida dele no trabalho e, consequentemente, a sua satisfação em fazer parte de um time que se preocupa com o seu bem-estar. No entanto, não são todos os gestores que se importam com a ergonomia no trabalho e, por isso, enfrentam alguns desafios no caminho.
Quando um colaborador tem à sua disposição bons elementos para realizar suas atividades profissionais, até a sua produtividade é beneficiada. Com o passar do tempo, você perceberá que esses benefícios se estenderão para outros departamentos da sua clínica.
Quer entender mais sobre a ergonomia no trabalho e quais as vantagens que ela pode proporcionar aos seus funcionários? Então, continue a leitura deste post!
O que é ergonomia no trabalho?
A ergonomia no trabalho consiste no oferecimento de melhores condições para que os colaboradores possam exercer suas atividades diárias sem prejudicar as suas limitações — tanto físicas quanto psicológicas. Seu principal objetivo é aumentar a segurança e o conforto do funcionário, a fim de que ele tenha uma melhor qualidade de vida e bem-estar dentro do ambiente organizacional.
Qual a importância da ergonomia no trabalho?
A ergonomia é de suma importância para possibilitar que o colaborador exerça suas atividades laborais com segurança. Essa prática possibilitará que o seu time desempenhe atividades sem correr o risco de sofrer lesões por esforço repetitivo, adquirir uma doença que o force a realizar tratamentos contínuos e desenvolver problemas emocionais causados pelo estresse, por exemplo.
Quais são os seus benefícios para os colaboradores e a clínica?
Ao implantar a ergonomia no trabalho, você proporcionará aos seus colaboradores diversos benefícios como:
- melhorias na saúde e qualidade de vida;
- diminuição de faltas devido às constantes consultas com especialistas;
- diminuição de dores e lesões por posturas ou movimentos incorretos.
Além disso, a clínica também é favorecida. Veja os ganhos:
- aumento da produtividade por parte dos colaboradores;
- diminuição da necessidade de retrabalho;
- prevenção do afastamento do colaborador por lesões.
Quais as ações que devem ser tomadas para melhorar a ergonomia no trabalho?
Primeiramente, é preciso avaliar a atual situação do ambiente de trabalho, a fim de garantir que as mudanças que serão realizadas realmente trarão resultados positivos. Depois disso, é preciso:
- corrigir os problemas identificados;
- implementar novos métodos e postos de trabalho — ferramentas tecnológicas e mobílias adequadas;
- conscientizar os colaboradores da importância do uso das técnicas adequadas para a execução das atividades laborais.
Qual a norma que regulamenta a ergonomia no trabalho?
No Brasil, a norma que regulamenta a ergonomia no trabalho é a NR-17. Ela determina todos os parâmetros que devem ser colocados em prática para adaptar as condições de trabalho às características psicológicas e físicas dos colaboradores. Segundo essa diretriz, é preciso que o gestor realize uma Análise Ergonômica do Trabalho, com o intuito de analisar pontos importantes como:
- adequação da mobília;
- levantamento de peso;
- descarga de materiais;
- adaptação dos equipamentos às condições de trabalho.
Como você pode observar, a ergonomia no trabalho é fundamental para proporcionar um ambiente mais arrojado e produtivo. Lembre-se que todas essas questões devem ser vistas como um investimento na saúde e qualidade de vida de todos os seus colaboradores.
Agora que você já está por dentro do assunto, aproveite para entender como a tecnologia está impactando o tratamento de desvios posturais!