Você sabe o que é biofeedback?

O termo biofeedback surgiu no final dos anos 60 para designar os procedimentos de laboratório realizados de forma experimental para alterar as atividades do cérebro, da pressão sanguínea, a função cardíaca e outras atividades do corpo que agem de forma involuntária, para serem controladas por meio de treinamento.

Em outras palavras, são técnicas com as quais é possível melhorar a capacidade de um indivíduo de autorregular as funções do seu próprio corpo. Saiba mais sobre o que é biofeedback, como funciona e quais são seus benefícios a seguir:

O que é biofeedback e como funciona?

Biofeedback é uma técnica da área da medicina comportamental que surgiu nos Estados Unidos nos anos 60 e consiste em uma pessoa ser capaz de ter controle de várias funções do seu corpo, que antes eram involuntárias.

O tratamento de biofeedback é medido com a ajuda de aparelhos que possuem sensores eletrônicos e são utilizados para medir os processos fisiológicos do corpo, como a freqüência cardíaca, a temperatura corporal periférica, a tensão muscular, a pressão sanguínea, atividades cerebrais e reações fisiológicas e emocionais.

Como é medido o biofeedback?

Os diferentes tipos de biofeedback são medidos da seguinte forma:

Por meio do EMG (Eletromiógrafo)

Esse aparelho mede as atividades musculares por meio da Eletromiografia de Superfície (EMG), que detecta atividade elétrica ocorrendo em certas áreas musculares.

Eletrodos são colocados sob a pele junto com um gel condutor que facilita a leitura. Os resultados são avaliados em representação gráfica ou sonora. Quando detectados índices muito altos de atividades musculares, indica uma situação de estresse.

Por meio da temperatura

O Biofeedback realizado por meio da temperatura é conhecido por Feedback Termal. O procedimento é simples, feito por meio de instrumentos apropriados, que medem o fluxo sanguíneo da pele, mais especificamente nos dedos, visto que essa parte do corpo é mais sensível ao estresse. 

Dessa forma, são medidas a vasodilatação e a vasoconstrição sanguínea, com a finalidade de avaliar a ocorrência de distúrbios vasculares, como enxaqueca, hipertensão essencial, doença de Raynaud, algumas complicações vasculares e o diabetes. 

No Feedback Termal, há também um teste conhecido por Resposta Galvânica da Pele (GSR). Ele mede a atividade dos circuitos elétricos das glândulas que formam o suor das palmas das mãos e dedos e resultam das emoções e pensamentos. O GSR é muito utilizado para ajudar a identificar as ocorrências que causam estresse e ansiedade. 

Pela frequência cardíaca

A frequência cardíaca é medida pela quantidade de batimentos por minuto. Quando muito rápida, indica que uma pessoa está estressada. Quando muito lenta, pode ser associada à depressão.

Por meio da respiração

A respiração, assim como a frequência cardíaca, é medida por minuto. Dependendo do que ocorre conosco, nossa respiração pode ser mais rápida, mais devagar ou irregular, o que pode indicar diversos níveis de estresse.

Por meio de EEG (Eletroencefalografia)

Esse aparelho, que mede as ondas cerebrais, possibilita o estudo sobre a representação de cada onda cerebral. Por meio do neurobiofeedback, o paciente pode ser treinado para atingir certos objetivos, como aprender a aumentar ou reduzir as atividades de determinadas ondas.

Quais são os benefícios do biofeedback?

Os benefícios do biofeedback têm ajudado muitas pessoas no controle de certas doenças e condições, como

  • dores crônicas, principalmente musculares;
  • dores de cabeça do tipo enxaqueca, de origem vascular ou muscular;
  • problemas ginecológicos, com mau funcionamento sexual e infecções;
  • pressão sanguínea alta;
  • arritmias cardíacas, o que envolve taquicardia e contrações ventriculares;
  • ataques de ansiedade, como fobias, ansiedade generalizada, ataques de pânico, depressão;
  • problemas do coração;
  • doenças gastrintestinais de fundo psicológico, como colites, gastrites, úlceras, diarreias, prisão de ventre;
  • distúrbios do sono, como a hipersônia e a insônia;
  • distúrbios alimentares, como bulimia, anorexia e obesidade;
  • ajuda no gerenciamento do estresse.

Uma das maiores vantagens em entender o que é biofeedback é saber que as técnicas são totalmente livres do uso de remédios, tendo em vista que o próprio tratamento já é uma ferramenta poderosa que ajudará o paciente a se curar sozinho, por meio da capacidade de autorregulação do seu corpo.

Conhece alguém que poderia se beneficiar desse tipo de tratamento? Então compartilhe este texto nas redes sociais e ajude mais pessoas a descobrirem o que é biofeedback!

 

Quer saber mais sobre Biofeedback?
Faça downloado do e-book “Guia completo sobre biofeedback” gratuitamente agora mesmo!

banner-de-ebooks-guia-completo-sobre-biofeedback-1

Share on Facebook113Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos.

Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"