Importância da evolução tecnológica na fisioterapia pélvica

05/12/2019   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Ao longo do tempo, a fisioterapia descobriu novos tratamentos, com métodos inovadores. Para tanto, os fisioterapeutas foram impulsionados pela evolução tecnológica de materiais e equipamentos de protetização, mobilização e construção de órteses, que potencializaram e agilizaram a reabilitação dos pacientes.

Esse avanço tecnológico proporciona cada vez mais produtos inovadores, como é o exemplo das sondas Pelviline e Pelvifit Lite. Elas foram desenvolvidas pela Miotec com o objetivo de contribuir para a eficácia nos tratamentos fisioterápicos do assoalho pélvico.

Neste artigo, vamos comentar sobre a importância da evolução tecnológica na fisioterapia e as principais contribuições da Miotec para a área, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de sondas para o tratamento das disfunções do assoalho pélvico. Continue a leitura para saber mais!

A importância da evolução tecnológica na fisioterapia

tecnologia impacta diretamente e transforma a atuação do fisioterapeuta. Nesse sentido, podemos afirmar que cada revolução tecnológica corresponde a uma mudança significativa na fisioterapia, com a facilitação para a aplicação de novos métodos e técnicas que otimizam os diferentes tratamentos.

A imensa contribuição que os novos equipamentos e acessórios fisioterapêuticos proporcionam para a área pode ser avaliada pela facilitação e eficácia nas abordagens. Também, pela melhoria de qualidade de vida dos pacientes.

As preocupações da Miotec com a evolução tecnológica de seus equipamentos

Diferente de outras empresas que criam equipamentos voltados quase que exclusivamente para uso em pesquisa, a Miotec é a maior fabricante de eletromiógrafos, com registro na Agência de Vigilância Sanitária e que podem ser utilizados também em consultórios.

A parceria com os clientes para o desenvolvimento dos equipamentos

A Miotec tem uma grande preocupação com a qualidade e a eficiência dos equipamentos que fabrica. Para tanto, ela desenvolve os seus produtos com base em pesquisas e atenção às opiniões e experiências de seus clientes, formados por profissionais de diversas áreas da reabilitação, em grande parte fisioterapeutas que, muitas vezes, participam dos seus projetos.

A partir dessas participações técnicas, juntamente a sua equipe especializada, a empresa ouve e atende às necessidades de adaptações e melhorias nos equipamentos, até chegar ao projeto final, avaliado e aprovado.

Nesse sentido, a Miotec é uma grande parceira dos fisioterapeutas, mantendo um relacionamento aberto e facilitado para dúvidas e sugestões que são analisadas, avaliadas e colocadas em prática.

O resultado dessa parceria com os clientes pode ser percebido pelo grande diferencial da empresa. Trata-se, por exemplo, da produção de sondas com um excelente custo-benefício, já que apresentam qualidade superior e custam a metade do preço praticado pelo mercado.

As contribuições da Miotec para a evolução tecnológica na fisioterapia

A empresa desenvolveu um software de jogos que, associado ao eletromiógrafo, pode ser utilizado em consultório no tratamento dos pacientes. O uso dessa tecnologia, que antes servia apenas para a diversão, foi transformado em uma técnica de reabilitação muito utilizada nas áreas de neurologia, ortopedia e pélvica.

A gameterapia, como é chamada, já existia, mas apresentava uma instrumentalização precária e problemas de adesão do paciente ao tratamento. Agora, é possível fazer uso mais físico dessas ferramentas, semelhante aos jogos que conhecemos em plataformas como o Wii, por exemplo, em que o game reconhece os movimentos dos jogadores por meio do uso dos controles.

Essa evolução levou a gameterapia a um patamar que antes não era viável e revolucionou a fisioterapia, sendo utilizada de forma intensa na reabilitação dos pacientes.

 

O game na área pélvica

Na fisioterapia pélvica, o game também começou a ser incorporado nos tratamentos. Porém, somente com exercícios e associado a questões relacionadas a incontinências ou necessidade de maior contração pélvica.

Posteriormente, a técnica do game foi utilizada junto ao eletromiógrafo, surgindo o equipamento de game da própria Miotec. Com isso, é possível saber se o paciente contraiu os músculos do assoalho pélvico e se essa contração foi em uma boa intensidade. Esses detalhes permitem ajustar o tempo das contrações.

As sondas Pelviline e Pelvifit para os tratamentos fisioterápicos

O tratamento de problemas no assoalho pélvico, como incontinência urinária ou fecal, envolve abordagens por via vaginal ou anal, exigindo variados tamanhos de acessórios para atender a diferentes anatomias dos pacientes. Esse era um grande problema que, muitas vezes, inviabilizava o tratamento, pois só havia um tamanho de sonda.

A Miotec conseguiu desenvolver opções de tamanhos para atender às necessidades individuais dos pacientes. Assim, supre as demandas da prática clínica com as novas sondas Pelviline e Pelvifit Lite.

Essa adaptação é fundamental, visto que, se a sonda não estiver de acordo com a anatomia do paciente, o aparelho não consegue captar e transmitir os sinais corretamente. Com isso, eventualmente, o tratamento pode provocar dor, machucar e não apresentar respostas satisfatórias.

As diferentes versões de sondas

A PelviLine é apresentada em duas versões que diferem quanto à anatomia. O modelo PelviLine Lite é um pouco menor, sendo elaborado para canais menores, tanto o anal quanto o vaginal.A PelviLine Max foi projetada para os pacientes que apresentam canais maiores.

Já a PelviFit Lite é uma sonda mais adaptável e amplamente utilizada para ambos os públicos.

Além dos tamanhos diferenciados, as sondas para o tratamento do assoalho pélvico apresentam diversos benefícios, como:

  • menor custo: os pacotes contêm 10 unidades, suficientes para o tratamento que, em geral, requer igual número de sessões;
  • maior higiene e segurança: por serem descartáveis, não necessitam de local especializado para assepsia, proporcionando praticidade, produtividade, confiança dos pacientes e bom conceito junto à Vigilância Sanitária;
  • opções de tamanhos: respeita e atende às necessidades, de acordo com a anatomia dos pacientes.

Como vimos, a evolução tecnológica na fisioterapia é fundamental para as transformações na área, já que proporciona novos meios de tratamento com maior eficiência e agilidade, como os equipamentos de eletromiografia de última geração. Nesse sentido, a Miotec oferece produtos com um excelente custo-benefício, desenvolvidos com base nos feedbacks dos seus clientes.

Quer saber mais sobre como as inovações da Miotec impactam as clínicas de fisioterapia? Clique aqui e conheça o case de sucesso da clínica Mundo do Assoalho Pélvico e entenda como a Miotec foi importante para a sua evolução de patamar!

 





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar