Inteligência artificial aplicada à saúde: quais são os benefícios?

19/12/2018   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Desde a sua origem, a medicina desenvolveu práticas relacionadas a ferramentas para melhorar o desempenho dos processos curativos. A inteligência artificial aplicada à saúde é um demonstrativo da evolução da tecnologia, que complementa o trabalho dos profissionais da área da saúde, trazendo maior controle e capacidade técnica.

O conceito de inteligência artificial, também conhecida como IA, é aplicável para sistemas que usam robôs em funções imitativas de procedimentos e comportamentos humanos. Na área da saúde, designa recursos diagnósticos de comparativos históricos, métodos de pesquisa científica com extenso volume de dados, aparelhos cirúrgicos de grande precisão, entre outros.

A seguir, vamos mostrar os principais benefícios da utilização da inteligência artificial na saúde. Continue a leitura para conferir!

Maior precisão diagnóstica

Os recursos de inteligência artificial aplicada à saúde permitiram que os softwares de identificação de doenças avançassem para um patamar de maior precisão. Capaz de realizar leituras de imagem com maior acuidade, os programas são mais assertivos e velozes.

Assim, alguns equipamentos reconhecem informações difíceis de serem examinadas por recursos humanos, ampliando as noções de diagnóstico pela integração dos mecanismos de automação.

Melhor integração de dados

Ao fazer um histórico manual, a clínica e os profissionais de saúde dependem do trânsito desses registros para que as informações dos pacientes estejam atualizadas e completas. Com o prontuário eletrônico, softwares podem ser programados para cruzar informações clínicas de forma mais elaborada.

Tal função permite uma melhor visualização dos históricos médicos e, consequentemente, ajudam na designação de intervenções.

Aumento das chances de recuperação

A inteligência artificial desenvolve métodos de tratamento baseados em dados ricos, aumentando, assim, as chances de recuperação por paciente. No caso do câncer, por exemplo, a IA é usada para produzir medicamentos por meio de informações sobre genomas, podendo trabalhar com procedimentos personalizados que têm sua eficácia aumentada.

Os exames laboratoriais, analisados profundamente, se tornam capazes de mostrar tumores em estágio inicial, aumentando a probabilidade de cura dos casos.

Otimização do atendimento

A agilidade promovida pelo agenciamento eletrônico de dados de cadastros, exames e agenda de consultas contribui para o atendimento. Com a implementação de tarefas automatizadas, a recepção pode se ater a aspectos mais cuidadosos da relação com o paciente.

Como pode ser coordenado em conjunto com programas de gestão de clínicas e hospitais, funções como marcações de consultas, exames e retornos passam a ser feitos com um grande grau de personalização, tornando todo o suporte e comunicação mais humanizados.

A redução de danos, combinada com a potencialização de recursos personalizados, faz com que as ferramentas digitais sejam de grande relevância para o campo. Embora aparentemente possa demonstrar ser um "bicho de sete cabeças", os métodos tecnológicos dessa vertente podem ser aplicados facilmente, com treinamentos curtos e eficazes.

Portanto, ampliar os conhecimentos em inteligência artificial aplicada à saúde contribuem para a vida do médico, do paciente, além de trazer mais saúde corporativa para clínicas e hospitais.

Gostou do nosso artigo? Então você também vai se interessar pelo nosso post mostrando o que a robótica pode fazer para a medicina. Até lá!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar