Saiba como utilizar e os benefícios das novas sondas Pelviline

12/12/2019   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

O profissional que se propõe a atender bem seus pacientes e prestar um serviço de qualidade deve estar sempre atento às atualizações de sua área de atuação e a novas tecnologias empregadas em seus exercícios diários, correto? Na área da fisioterapia não é diferente. É necessário dedicação, estudo e investimento, tanto financeiro quanto de tempo, para oferecer o melhor atendimento.

Neste artigo, você poderá conhecer como é utilizado um novo produto da Miotec, empresa que busca sempre desenvolver, produzir e comercializar ferramentas tecnológicas na área da saúde! Para proporcionar um diagnóstico fisioterapêutico e um tratamento eficiente e rápido, a empresa desenvolveu as novas sondas Pelviline.

Continue a leitura para saber como o produto funciona com a eletromiografia, biofeedback, e eletroterapia - além de entender sobre suas principais característica e seus benefícios de uso. 

O que é e quais são as características das novas sondas Pelviline?

As novas sondas Pelviline são compostas por eletrodos intravaginais ou intra-anais. O equipamento é confeccionado com plástico ABS e conta com uma superfície de contato metálica, feita de aço inoxidável. O produto foi desenvolvido para ser utilizado de duas maneiras:

  • captação da contração muscular — nessa modalidade, são utilizados os processos de eletromiografia e biofeedback, que permitem a visualização do potencial de ação e do grau de contratilidade de um músculo específico;

  • eletroestimulação — dessa forma, é possível realizar a passagem de uma corrente elétrica para a musculatura da área desejada.

Cuidados para a utilização e conservação

As sondas são descartáveis, de uso pessoal para cada paciente. Ao serem adquiridas, já estão higienizadas, mas, ao retirar do plástico, o profissional deve limpar a superfície de contato com álcool isopropílico e nunca mergulhar a sonda em nenhuma solução, inclusive água. 

Características do produto

Com o intuito de proporcionar o melhor tratamento fisioterapêutico ao paciente, a Pelviline ainda conta com os seguintes aspectos:

  • design retilíneo;

  • melhor superfície de contato;

  • efetividade no tratamento de disfunções pélvicas;

  • possibilidade de utilização em anatomias menores e maiores.​

Como utilizar as sondas Pelviline?

É importante destacar que a utilização do material deve ser adequada para cada tipo de anatomia após realizada uma avaliação manual pelo fisioterapeuta. Isso porque o resultado do tratamento pode ser otimizado quando se aplica a sonda de tamanho correto.

Por exemplo, no caso de tratamento de um períneo mais aberto, vaginas mais largas, com hipoatividade da musculatura, é indicado o uso da Pelviline Max, que possui uma anatomia maior. A avaliação e escolha da sonda de tamanho correto são essenciais para que o equipamento tenha um bom contato com as paredes intravaginais e possa desempenhar a ação que deve ser executada, de eletroestimulação e/ou captação.

Como ocorrem as etapas de um tratamento que utiliza a sonda?

O tratamento adequado para disfunções no assoalho pélvico depende de algumas etapas, como avaliações das reações musculares que, por sua vez, baseiam um diagnóstico fisioterapêutico preciso. A partir desse resultado, é possível traçar a melhor estratégia para o tratamento. Saiba mais detalhes nos próximos tópicos.

Diagnóstico cinesioterapêutico ou fisioterapêutico

É preciso esclarecer que fisioterapeutas não realizam diagnósticos médicos sobre qual disfunção o paciente tem. O que ocorre com a ajuda da eletromiografia é um diagnóstico cinesioterapêutico ou fisioterapêutico. Por meio da eletromiografia, o profissional consegue visualizar como está a condição muscular do paciente e, dessa forma, prescrever o melhor tratamento.

A eletromiografia é uma avaliação realizada por um moderno equipamento, capaz de medir o potencial elétrico da musculatura a qual se deseja mapear. Após o paciente contrair a área estudada, é possível saber qual está sendo o nível de recrutamento e fadiga do grupamento muscular.

O biofeedback é uma técnica que permite a visualização dos movimentos realizados pela musculatura. Quando o paciente desempenha um movimento de forma errada, a técnica possibilita que haja reeducação do movimento para que ocorra o fortalecimento do músculo enfraquecido. É amplamente utilizado para o paciente em questão aprenda a contrair e relaxar o músculo certo.

Tratamento adequado

Após o diagnóstico, médico e fisioterapêutico, o profissional pode avaliar qual é a melhor forma de tratamento. Para fortalecimento de grupos musculares ou músculos específicos do assoalho pélvico, é possível utilizar as novas sondas Pelviline. 

O equipamento capta os sinais da eletromiografia e biofeedback e também pode ser utilizado para a estimulação muscular perineal anal ou perineal vaginal. Com esse conjunto de ações, o tratamento para o fortalecimento dos músculos da região se torna mais acertado e ágil.

Indicações de uso

A utilização da sonda Pelviline é indicada para tratamentos de variadas disfunções do assoalho pélvico feminino e masculino como:

  • incontinências urinárias de frequência e urgência;

  • incontinências urinárias de esforço;

  • recrutamento muscular;

  • neuromodulação;

  • eletromiografia;

  • biofeedback.

*Não é recomendada a utilização em crianças

Quais são os benefícios oferecidos ao trabalho dos profissionais que utilizam a Pelviline?

A utilização das sondas Pelviline permite que o tratamento conduzido pelo fisioterapeuta seja mais assertivo. Isso é possível devido ao primeiro benefício que se pode destacar — a possibilidade de realizar o diagnóstico cinéticofuncional, que permite prescrever o melhor tratamento fisioterapêutico e, sucessivamente, torná-lo mais eficaz. 

Outro benefício para o profissional que utiliza a Pelviline é que o eletrodo da sonda foca as atenções nas estruturas alvos que se deseja trabalhar. É possível utilizar eletrodos externos, mas quando se emprega um eletrodo intracavitário por meio das sondas, é possível chegar mais próximo da musculatura com a qual se quer trabalhar e tratar.

​Quais são os benefícios oferecidos aos pacientes tratados com a sonda?

Um dos maiores benefícios que os pacientes têm ao utilizar as sondas Pelviline é justamente usufruir de um equipamento que respeita o formato anatômico individual. Sendo assim, a sonda se encaixa melhor, já que existem os modelos para cavidades maiores e menores, o que possibilita mais conforto para o momento do tratamento.

Além disso, o paciente tem a segurança de estar usando uma sonda de qualidade, esterilizada e descartável, que tem um ótimo desempenho e colabora para o sucesso do tratamento de disfunções do assoalho pélvico.

Neste conteúdo, você pôde conhecer mais sobre as características, forma de utilização e benefícios que as novas sondas Pelviline apresentam. Além disso, compreendeu quais são os casos em que a aplicação do produto é indicada e como ele interage com a eletromiografia e o biofeedback!

Gostou de saber mais sobre as sondas Pelviline? Quer aprender mais sobre a utilização das sondas descartáveis? Clique aqui e assista o mini-curso sobre utilização das sondas descartáveis com a Prof Adriane Bertotto! 





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar