
7 aplicativos que vão ajudar na gestão do seu consultório
- 19 de abril de 2016
- por
- miotec
A mobilidade oferecida por smartphones e tablets trouxe várias facilidades para essas atividades diárias. Graças a elas, é possível acessar documentos, enviar arquivos e gerenciar à distância o seu negócio, sem precisar de um computador.
Os aplicativos são ferramentas que ajudam os empresários a gerenciarem e a administrarem seus negócios com mais eficiência e flexibilidade. Assim, listamos abaixo 7 apps úteis para a sua gestão e algumas dicas para manter a agenda do consultório organizada. Acompanhe!
Conheça os principais aplicativos para gestão de consultório
Se você procura otimizar a rotina da sua clínica, vale a pena investir nas soluções de gestão que vamos apresentar agora. Veja quais são e o que elas podem fazer!
1. iClinic
O iClinic é um aplicativo formulado para gestão de clínicas e consultórios. A vantagem é que ele pode ser acessado de qualquer smartphone, tablet ou computador, inclusive Macs.
O software tem como principal objetivo funcionar como prontuário eletrônico e realizar agendamento de pacientes. No entanto, ele é personalizável e novas funções podem ser acopladas de acordo com a necessidade que cada paciente exige.
O profissional cria os campos que deseja, ou seja, o app pode ser usado por médicos, fisioterapeutas, dentistas e outros profissionais da área de saúde. Outro ponto positivo é não precisar de infraestrutura para armazenamento, uma vez que todos os dados são armazenados no Cloud da Amazon, o que torna o backup mais seguro.
O aplicativo está disponível para dispositivos da Apple que utilizam o sistema iOS.
2. Evernote
O Evernote é usado para fazer anotações e guardar arquivos. Por meio dele, é possível criar lembretes e deixar tudo separado por categorias e subcategorias, o que facilita a separação de documentos de diferentes áreas. Além disso, sua interface é simples e garante uma boa visibilidade dos conteúdos. O app está disponível para Android e para iOS.
3. Drop Box
O Drop Box é uma pasta armazenada virtualmente, na qual o usuário pode salvar arquivos pelo aplicativo de celular, sem usar a memória interna. O recurso também dinamiza o processo de gestão, já que permite acessar, modificar e compartilhar os arquivos em pastas públicas para todos os funcionários da empresa. O backup automático é seguro, rápido e serve para documentos de qualquer tamanho.
4. Taskmind
O aplicativo Taskmind é usado para sincronizar e gerenciar tarefas, especialmente para trabalhos em equipe. Ele possibilita organizar e planejar os projetos, sincronizar a lista de afazeres dos funcionários, adicionar atividades e conversar diretamente com outros profissionais da clínica — ou seja, dispensa o uso de e-mails.
5. Shosp
O Shosp é um software de gestão de clínicas muito completo, e você pode tê-lo em mãos sempre que precisar por meio do aplicativo para tablets e smartphones. Graças à função multiclínica, é possível administrar todas as unidades de atendimento em um único sistema, sem custos adicionais.
O aplicativo conta com uma agenda que envia SMS e e-mails como lembrete de consultas para os pacientes, prontuário eletrônico que pode ser compartilhado, gera faturamento TISS e controla todo o fluxo de caixa do seu consultório.
6. BizExpense
O BizExpense permite ao administrador da empresa um melhor controle de seus gastos, por meio de gráficos das despesas, scanner dos recibos pela câmera do celular e exportação dos dados para uma planilha do Excel. O app é compatível com o sistema iOS e com a plataforma Android.
7. Guiabolso
O Guiabolso é um aplicativo para organizar os gastos e ganhos do seu consultório. Você pode traçar metas e acompanhá-las automaticamente, organizar os gastos em categorias e ver o saldo das contas e das transações bancárias. Além disso, é possível gerar relatórios e consultar um painel com informações detalhadas sobre a gestão financeira da sua clínica.
A tecnologia do Guiabolso já é amplamente utilizada por ser de fácil compreensão e ter interface intuitiva. O sistema está disponível para Android e para iOS.
Saiba como manter a sua agenda para consultório organizada
Depois de ter acesso a todas esses aplicativos que são ricos em funcionalidades eficientes, é hora de aprender a manter a sua agenda médica organizada. Afinal, ninguém gosta de enfrentar contratempos por causa de confusões, certo? Vamos lá!
Ofereça atendimento online
A inovação e a tecnologia mudaram a forma como os pacientes enxergam os consultórios. Quanto maior é a automatização dos processos, melhor é a experiência das pessoas. Hoje, muita gente tem facilidade para lidar com recursos tecnológicos, até porque eles fazem parte do nosso dia a dia.
Nesse sentido, oferecer um atendimento online é indispensável para se diferenciar da concorrência. Disponibilize a possibilidade de agendamento online de consultas, suporte em casos de problemas ou dúvidas etc.. Assim, você vai agilizar o atendimento e torná-lo mais eficiente.
Intercale os tipos de consultas
Algumas consultas demandam uma atenção maior, pois o paciente pode chegar ao consultório com dores tão fortes que é necessário encaminhá-lo para a internação, por exemplo. Em outras situações, a consulta é apenas para mostrar exames e, assim, o profissional só precisa indicar o tratamento adequado para cada caso.
Intercalar os tipos de consultas é uma prática interessante para que você consiga trabalhar com mais tranquilidade e sem pressão.
Estabeleça um intervalo
Na rotina dos profissionais da saúde, é muito comum ocorrerem atendimentos de emergência. Também existe a possibilidade de surgir um imprevisto e você precisar se ausentar do local de trabalho por um tempo. Devido a isso, é de suma importância estabelecer intervalos entre as consultas.
Dessa maneira, quando imprevistos de qualquer natureza acontecerem, será mais fácil organizar a agenda para consultório novamente, assim como diminuir ao máximo o tempo de espera dos seus pacientes.
Gerencie o tempo das consultas
Claro que é impossível prever o que acontecerá em seu consultório no dia seguinte, se os atendimentos serão tranquilos ou se haverá alguma emergência. Porém, é essencial gerenciar o tempo das consultas para conseguir encaixar o limite exato de atendimentos por dia.
Verifique quanto tempo você leva para prestar o primeiro atendimento, para avaliar exames, para estabelecer um diagnóstico, para realizar procedimentos simples, entre outras ações. Levando isso em consideração, será possível agendar o máximo de consultas sem interferir na qualidade do atendimento.
Envie lembretes
Um problema comum e preocupante é o paciente não comparecer a uma consulta marcada. Essa situação, chamada de absenteísmo, interfere na produtividade e até na lucratividade do consultório. Afinal, aquele horário poderia ter sido aproveitado por alguém que não faltaria.
Portanto, é indicado enviar lembretes ao paciente para avisá-lo do compromisso que ele tem com você. Caso a pessoa realmente não consiga comparecer, ela pode desmarcar a consulta com antecedência e sua recepcionista conseguirá encaixar outro paciente no lugar.
A agenda para consultório precisa se manter organizada para evitar contratempos que prejudiquem a imagem da empresa e a sua enquanto profissional. Sendo assim, adote as medidas acima e utilize os aplicativos que indicamos para aprimorar a gestão do seu negócio e transmitir mais credibilidade.
Gostou das nossas dicas? Então aproveite a oportunidade para saber como a realidade aumentada pode proporcionar inovação para a sua clínica. Boa leitura!