casal de profissionais planejando aumentar a rentabilidade

5 dicas de ouro para aumentar a rentabilidade da clínica de fisioterapia

16/11/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

A rentabilidade clínica de um consultório de fisioterapia depende de inúmeros fatores: fluxo de pacientes, gastos com equipamentos e reputação dos sócios da clínica são apenas alguns deles. Por se tratar de um parâmetro multifatorial, é possível otimizá-la com algumas dicas práticas e fáceis.

Aumentar a rentabilidade de uma clínica pode ser um desafio para seu gestor que, ao mesmo tempo, ocupa a atividade de profissional da saúde. Investir nos serviços oferecidos e em boa infraestrutura é fundamental. Porém, outras estratégias precisam vir aliadas àquelas iniciativas.

É muito conveniente pensar em aumentar o valor do negócio juntamente ao faturamento. Para que a clínica se mostre em constante crescimento, ainda que em ocasionais períodos de crise, há algumas dicas que podem ajudar nessa empreitada. Confira!

Aumentar a rentabilidade: importante para a clínica e para o profissional

Na faculdade de fisioterapia, falar em obter lucro com os serviços prestados é um tema delicado: no ambiente acadêmico, há uma falsa impressão de que a rentabilidade clínica é diametralmente oposta ao profissionalismo. Quando enfrentamos o mercado, sabemos que a realidade não é bem assim.

Uma clínica de fisioterapia mais rentável tem a possibilidade de investir em melhorias, que se refletem diretamente na qualidade assistencial. Além disso, o profissional mais bem-sucedido tende a enxergar seu serviço como mais prazeroso, melhorando sua relação com o paciente e seu empenho terapêutico. É possível dizer, portanto, que aumentar a rentabilidade é um processo mútuo entre o fisioterapeuta e seu cliente.

Sabemos que o mercado é bastante competitivo em todos os setores atualmente. Novas clínicas e consultórios surgem com o mesmo ideal: maior fonte de renda e reconhecimento da profissão.

Por isso, pensar no aumento da rentabilidade está atrelado aos valores não só do seu negócio, mas também traz reflexos na qualidade profissional do empreendimento.

As exigências dos pacientes são muitas. E hoje em dia as pessoas esperam um atendimento cada vez mais ágil e personalizado.

Por meio da organização é possível valorizar o seu negócio

A boa organização está diretamente relacionada a questões de agilidade no atendimento, qualidade e produtividade dos profissionais. Resguardar bem os documentos e pastas, se possível implantar um sistema informatizado pode fazer grande diferença na sua clínica de fisio.

Um espaço ordenado e sistematizado fisicamente, além de aumentar a rentabilidade, melhora as impressões que os pacientes têm ao visitar a clínica. Para transmitir profissionalismo e interesse no conforto das pessoas, é imprescindível manter a clínica mais limpa e arrumada.

Dicas para aumentar a rentabilidade e a valorização profissional

Algumas dicas práticas podem tornar a clínica de fisio um espaço com maior rentabilidade e muito mais valorizada no âmbito profissional. É importante se manter aberto a inovações, sobretudo as que estão no mercado para otimizar processos. A seguir, apresentaremos as 5 principais boas práticas nesse sentido. Confira.

1. Invista em equipamentos adequados

Não se pode menosprezar o investimento em equipamentos. Seja qual for o problema do paciente, provavelmente haverá algum equipamento específico que auxiliará mais apropriadamente, tanto no diagnóstico quanto no tratamento.

avanço da tecnologia beneficia incrivelmente os profissionais de saúde e pacientes, por exemplo, a partir do emprego crescente de softwares e computadores. As inovações fornecem maior precisão a fim de apurar o problema do paciente, podendo ainda orientar a respeito dos resultados alcançados e na evolução da pessoa.

2. Melhore sua gestão com soluções tecnológicas

A tecnologia não é um benefício exclusivo para as consultas e tratamentos, a gestão também pode ser enormemente favorecida por ela. Por meio de um sistema é possível centralizar as informações dos pacientes, o que estreita as relações e a comunicação entre eles e a clínica.

Se o fluxo de pacientes for grande, torna-se inviável manejar as tarefas utilizando papel. Informatizar os sistemas facilita o trabalho dos recepcionistas e potencializa a qualidade do atendimento, o que vem a minimizar erros e agiliza o tempo de espera.

Além disso, a tecnologia também pode facilitar o controle financeiro, evidenciando as categorias de gastos da clínica. Visualizando esses dados, você percebe áreas em que há um gasto excessivo ou que precisam de maior investimento, por exemplo. Por fim, ainda é possível automatizar algumas tarefas, como o faturamento e o repasse financeiro aos fisioterapeutas.

3. Cobre diferentes tipos de prática

A fisioterapia pode ser aplicada de mais de uma maneira. O tipo de atendimento pode ser individual ou em grupo; a duração pode ser variada, e a especialidade também. Cada tipo de prática deve ser levado em consideração no momento da cobrança, ainda que respeite uma tabela de honorários.

Fatores relevantes a serem observados e calculados para uma cobrança justa podem ser o material, os gastos fixos de manutenção do local e a formação do profissional.

4. Invista em estratégias de marketing

Atualmente, o marketing para fisioterapeutas tem ganhado um espaço reservado nos holofotes. Nos últimos anos, encaramos um crescimento quase exponencial no uso de mídias digitais e redes sociais. Diversos ramos do empreendedorismo vêm usado isso a seu favor, para ampliar o marketing e se destacar no mercado. Com a fisioterapia, não é diferente.

O marketing atua em duas frentes para aumentar seus rendimentos: o primeiro deles, mais objetivo, é o aumento no número de pacientes da clínica, que pode ser evidenciado a curto prazo. A médio e longo prazo, o marketing ajuda na construção de uma melhor imagem profissional, possibilitando ao fisioterapeuta atribuir um valor maior às suas consultas.

5. Otimize sua precificação

A precificação é o termo que damos para o estabelecimento do valor final de um serviço. Na fisioterapia, o COFFITO estabelece uma tabela de referência de honorários, que pode ser utilizada para aproximar essa precificação. No entanto, essa adequação é mais uma recomendação do que uma norma, podendo ser adotada ou não pelos profissionais.

É razoável que clínicas que ofereçam equipamentos mais modernos e profissionais mais bem capacitados cobrem um valor superior por seus serviços. Por isso, uma prática difundida em qualquer área do empreendedorismo é o repasse de custos, que transfere os investimentos para o valor final dos honorários. Dessa maneira, você evita que seus investimentos se transformem em meros gastos — e que tragam, portanto, prejuízo à sua clínica.

O cálculo da precificação geralmente leva em conta os gastos fixos e uma estimação dos gastos variáveis da clínica. Calculando esses valores mensalmente, você pode dividi-los pelo seu número de pacientes e estabelecer um piso no valor das consultas. Além disso, uma análise de mercado também auxilia para que seus valores não sejam muito discrepantes dos já cobrados em outras clínicas.

A rentabilidade de um consultório de fisioterapia é favorável tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Com dicas simples e rotineiras, é possível evidenciar gastos desnecessários e atribuir maior valor ao seu serviço; aliada a uma boa gestão, essa estratégia possibilita um crescimento constante da clínica.

Se você está procurando por um parceiro para melhorar sua rentabilidade clínica, podemos te ajudar. A Miotec Equipamentos Biomédicos atua desde 2002 com o fornecimento dos equipamentos mais modernos do mercado para a fisioterapia. Adotar uma tecnologia de ponta em seu atendimento pode torná-lo um dos mais prestigiados do mercado.

Para aliar sua gestão financeira aos benefícios da tecnologia, não perca tempo: entre já em contato conosco e conheça alguns de nossos produtos! Estamos ansiosos para te conhecer melhor e acompanhar você nas etapas do seu crescimento.





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar